sexta-feira, 22 de março de 2024

Bacalhau como você nunca viu


Um prato para fugir da rotina na forma de preparo do bacalhau da Sexta santa e também na harmonização pois escolhemos um espumante nature da casa Valsuga para acompanhá-lo.
Beber, Comer e Amar...
Má na cozinha preparando Folhado de bacalhau à Lyon.
Nosso prato de hoje tem uma alta acidez por conta do molho finalizado com vinagre, o que não é problema pois a acidez do molho aumentou a maciez do prato, mesmo assim, precisamos da acidez do vinho para acompanhá-lo, pois um vinho mais brando, mais suave perderia sua intensidade em contato com um prato tão elevado.



 


Morue à la Lyonnaise
Ingredientes
3 postas de bacalhau
800 gramas de batatas
300 gramas de cebolas
azeite, sal, pimenta, vinagre e manteiga a gosto.

Preparo
1. Coloque as postas de bacalhau em água fervendo, durante alguns segundos. Retire-as e desfie-as em lascas grandes.
2. Descasque as batatas, corte em rodelas finas,  corte as cebolas em juliene,  disponha harmoniosamente as batatas e as cebolas numa assadeira e leve para assar regando com azeite até ficarem douradas.
3. Montagem: Disponha uma camada de cebola, uma de batatas assadas, uma de bacalhau e outra de batatas, e assim por mais duas ou três vezes. Termine com uma camada de cebolas. Tempere cada camada com sal e pimenta.
4. Na forma onde assou as batatas e as cebolas, coloque um pouco de vinagre. Incorpore um pouco de manteiga e agite de modo a formar um molho.
Regue o preparado com este molho e sirva.

"Os meus romances, no fundo, são franceses, como eu sou, em quase tudo, um francês - exceto num certo fundo sincero de tristeza lírica que é uma característica portuguesa, num gosto depravado pelo fadinho, e no justo amor do bacalhau de cebolada"!
Citação de Eça de Queiroz em carta ao historiador Oliveira Martins.
Saúde Sempre!
Um beijo no coração de vocês.
Estamos também no instagram passa lá.
@bebercomeramar





segunda-feira, 18 de março de 2024

Páscoa com Salada Niçoise



Este ano , o Domingo de Páscoa acontece no dia 31 de março de 2024.
Na religião cristã, a Páscoa é celebrada logo após o período da Quaresma.
Se você está sem idéia para o menu o BCA te ajuda.
Da entrada mais festiva como a receita de hoje, que deixará sua Sexta-feira Santa mais saborosa, até chegar no tradicional cordeiro de domingo. Uma série de idéias de receitas e vinhos esperam por você. Receitas clássicas para uns, originais para outros, tudo sob a chancela do convívio e da partilha!
Má na cozinha preparando Salada Niçoise.
Não aceite imitações das chamadas "Saladas Niçoise".
A cozinha de Nice tem raízes provençais. Também foi influenciada pela Itália por causa de sua proximidade mistura pratos do Mediterrâneo e dos Alpes.
Como a maioria dos pratos emblemáticos de todos os países, a Salada Niçoise é, originalmente, um prato de "pobres". Conta a lenda que no século XVII, depois de uma pesca ruim, o pescador de Nice, que pode trazer apenas anchovas, corta tomates e rega tudo com azeite, assim surgiu a Salada Niçoise.
Ao longo do tempo, muitos ingredientes foram adicionados para trazer sabores e cores.
Os moradores locais sempre fizeram a Salada Niçoise com o que tinham na mão. E antes de ser servida em restaurantes, era um prato fácil e barato. O fato é que Nice é vasta e existe tantas receitas como famílias estabelecidas na região.
Assim como há em Marselha uma "carta de Bouillabaisse", o Le Cercle de la Capelina d'Or é um comitê de pessoas de Nice criado para defender a autenticidade da culinária de Nice, pois vemos Saladas Niçoise baseadas em produtos que nada têm a ver com a herança culinária da cidade.
Segundo o comitê os ingredientes aprovados incluem:
Tomates, ovos cozidos, anchovas salgadas, cebola, atum, manjericão, azeitonas de Nice, alho rosa de Nice, sal e azeite. Na temporada coração de alcachofra, mas jamais inclui batatas ou vagens.
Portanto, para uma quase autêntica Salada Niçoise o Marcelo procedeu assim:
Tradicionalmente, a Salada Niçoise é plana, de modo que todos os ingredientes fiquem visíveis e bem distribuídos. Por isso, ao invés de uma saladeira o Marcelo montou-a num prato grande e raso.
O alho (brasileiro mesmo) serviu para esfregar o prato e perfumá-lo.
Primeiro ele colocou os tomates cortados em quatro sem sementes, depois adicionou todos os outros ingredientes, regou com azeite, um pouco de sal, uma volta de pimenta (opcional), algumas folhas de manjericão picadas, e pronto.
Fresca e perfumada combina com vinhos aromáticos e animados.
Para harmonizar escolhi marco Luigi Tributo Rosé Malbec - Vale dos Vinhedos - RS



Descontraído, gastronômico e intenso nos aromas.
Macio e refrescante em boca.
Saúde sempre!
um beijo no coração de voces.
Estamos também no Instagram passa