segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Carnes e Vinhos parte 2


Frango: Mais que qualquer outro alimento, o frango é o camaleão do vinho, já que se adapta  a um enorme leque de possibilidades.
Frango assado: Evite tintos com excessos de taninos e madeira. Entre os tintos um Pinot Noir, eu prefiro os brancos, um Chardonnay suave, um Xarello ou mesmo um Chenin Blanc.
Frango grelhado: Marinado em ervas - um Sauvignon Blanc, um Chardonnay leve ou um tinto suave como um Côtes-du-Rhône. Marinado com especiarias - opte por um vinho Verde branco, um Viognier ou um Beaujolais.
Coq Au Vin: Mesmo que você não use na preparação da receita um tinto da Borgonha, você deve acompanhar esse prato com um Borgonha. Um Pinot Noir da Califórnia, da Nova Zelândia ou da Austrália também seriam boas opções.
Frango Sauté: Escolha um branco redondo e frutado como o Sémillon ou um Verdejo.
Frango Defumado: A solução é um Chardonnay com um pouco de madeira ou um Sémillon de Hunter Valley que tem sabor de defumado sem necessidade de envelhecimento em barril (um dos tesouros vinícolas da Austrália).
Espeto de frango: Combina muito bem com qualquer Chardonnay fermentado em barril de madeira.
Frango cozido: vai depender dos ingredientes do preparo, se for cozido por exemplo com tomates e ervas opte por um Shiraz chileno.
Frango com macarrão chinês: Um espumante nacional faz maravilhas com este prato, um Riesling alemão também é adequado.
Frango ao curry: Vá de Sémillon australiano ou Pinot Blanc, um Sauvignon Blanc do Chile, da California ou da Nova Zelândia.
Peru, Pato e Ganso: Caso prepare uma refeição especial com alguma dessas aves, não caia na tentação de servi-la com seu melhor tinto de Boedeaux ou aquele Cabernet Sauvignon de qualidade. Esses tintos adstringentes farão que a carne fique extremamente seca.
Peru assado: As melhores opções são tintos robustos como Grenache ou Shiraz californiano ou australiano, caso prefira um branco esta pode ser a oportunidade para um Chablis, ou um bom Chardonnay.
Pato assado: O melhor Pinot Noir que se possa permitir (da Borgonha, Califórnia, Nova Zelândia ou Austrália). O Barolo ou um Barbera cumprem a mesma função.
Peito de Pato: Confit - opte por um bom tinto do Priorat, um Cabernet californiano ou um robusto Shiraz.
Pato Pequim: Esse aromático prato da cozinha chinesa pede um tinto suave e frutado como um Beaujolais ou um Pinot Noir que harmoniza bem com pratos da culinária chinesa.
Ganso: Cassoulet - Este prato francês que combina ganso ou pato ( e frequentemente também gordura de ganso, com vagens, porco e carneiro) necessita de um vinho com o mesmo brio, vinhos do sul da França ou Tempranillos de Rioja ou Ribeira del Duero.
Porco: Costuma ser servido com vinho tinto, porém frequentemente a carne de porco é preparada com alguma fruta, que fará combinações mais oportunas com vinhos brancos.
Porco assado: É delicioso com vinho tintos suculentos sejam eles frutados e com corpo médio como o Grenache ou um Beaujolais Cru, sejam com maior corpo como um Shiraz.
Para amantes do vinho branco, o porco assado com zimbro fica maravilhoso com um Pinot Gris.
Porco assado com maças: Um Viogner ou um Riesling seco.
Costeletas de porco: Na grelha - são excelentes com um Pinot Noir do Novo Mundo, um Tempranillo ou um Zinfandel californiano.
Costeletas de porco com mel ao forno: Harmonização difícil eu iria de Rosé.
Chucrute: Faça as honras do prato típico alsaciano com um Pinot Gris ou um Riesling da região. Ou experimente com um Gewvrstraminer.
Linguiças: Um Valpolicella Ripasso ou mesmo um Merlot nacional.
Linguiças picantes: Um tinto português do Douro ou Bairrada.
Pernil e Bacon: Aqui é preciso ir com prudência, o melhor é um tinto frutado com corpo médio.
Pernil assado: Os que preferem vinhos brancos devem provar um Chardonnay ou um Pinot Blanc levemente amadeirados. Os que preferem tintos podem optar por um Beaujolais-Villages ou um Merlot suave de Penedés.
Pernil Curado (serrano ou parma) Experimente um refrescante branco italiano como o Orvieto, um Chardonnay sem carvalho mas eu iria sem dúvida de Jerez fino.


4 comentários: