terça-feira, 27 de dezembro de 2016
Sémillon
É um tipo pouco conhecido de uva, mas muito consumida sem saber. É usada para os vinhos de Bordeaux, onde acrescenta estrutura aos vinhos secos de Graves e aos doces de Sauternes e Barsac. Começou a ser conhecida quando passou a ser usada nas misturas produzidas no Novo Mundo aparecendo seu nome nos rótulos das garrafas.
Aromas principais: Aromas de maça, pêra, melão, além de especiarias como açafrão.
Caráter: O Sémillon por si mesmo é pouco diferenciado mas algo muito diferente ocorre quando é misturado com o Sauvignon Blanc. Este proporciona acidez e aromas, enquanto o Sémillon suaviza o Sauvignon Blanc, produzindo um vinho muito melhor que cada variedade em separado, formando uma parceria perfeita.
A podridão nobre pode afetar a uva Sémillon. Esta proporciona a maior parte das misturas com as quais são elaborados os melhores Sauternes e Barsac, que incluem normalmente 80% Sémillon, 20% Sauvignon Blanc e um pouco de Muscadelle.
Regiões Chave: A Austrália, onde o Sémillon é conhecido como Hunter Valley Riesling, produz alguns varietais, especialmente em Nova Gales do Sul e Hunter Valley. Também se mistura muito bem com a Chardonnay para dar muito bons vinhos de sobremesa. Na África do Sul também se produz vinho exclusivamente de uva Sémillon, sobretudo nos vales de Paarl, Wellington e Franschhoek. No Chile proporciona dois terços do vinho produzido no país, embora sua qualidade não seja exatamente a melhor, já que a uva é oleosa e gordurosa.
O Sémillon monovarietal combina bem com peixes defumados, com a truta, o bacalhau e a cavalinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário