quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Moscatel vinho fortificado de Portugal



Abriu aqui perto de casa uma filial da Manteigaria Lisboa, loja especializada em Pastéis de Natas, típico doce português.
Ainda não conhecia o serviço da casa e me surpreendi ao constatar que temos a possibilidade de harmonizar o Pastel de Nata com os famosos vinhos fortificados de Portugal.
O menu disponibiliza 1 Porto e 2 Moscatéis, servidos a sua escolha, devidamente resfriados e ao som de um belíssimo Fado ao fundo.
Como enófila apaixonada que sou, ver a cultura dos vinhos fortificados de Portugal que é tão antiga, sendo difundida é no mínimo gratificante.
Eu e o Marcelo harmonizamos nossos pastéis de Natas crocantes e quentinhos com dois Moscatéis, um de Setúbal e o outro de Favaios.
Em Portugal há duas regiões famosas pelos seus Moscatéis fortificados, a Península de Setúbal e o Douro, das quais falaremos hoje, mas você também pode encontrar Moscatél fortificado em Lisboa.
Lembrando que, Vinhos Fortificados são aqueles cuja a fermentação alcoólica é interrompida pela adição de aguardente vínica adicionada quando o vinho atinge o nível desejado de açúcar; deixando assim parte do açúcar e aumentando seu teor alcoólico.
Península de Setúbal
Na D.O Setúbal (inclui Moscatél de Setúbal e Moscatél Roxo).
Denomina-se Setúbal os vinhos produzidos com pelo menos 67% da variedade de uva branca Moscatél de Alexandria, enquanto aqueles produzidos com pelo menos 85% dela, estão autorizados a denominarem-se Moscatél de Setúbal.
Existe também o Moscatél Roxo produzido com a variedade de uva tinta Moscatél Roxo, com uma produção relativamente limitada, que são raros, mais doces e mais aromáticos.
Os Moscatéis da Península de Setúbal são vinhos doces e fortificados, com teor alcoólico entre 16º a 22º que têm um peculiar processo de produção.
Na fase inicial a fermentação dos Moscatéis é uma fermentação pelicular ou seja, as uvas são fermentadas com as suas peles (cascas) e, em seguida adiciona-se aguardente vínica que interrompe a fermentação. As cascas saborosas e perfumadas, são deixadas macerando no vinho durante um período variável, podendo atingir os seis meses, enriquecendo o vinho com cor, aroma, sabor e estrutura. Depois o vinho é drenado para ser envelhecido durante um período mínimo de 18 meses em carvalho.
A maioria dos vinhos é vendida logo após esse período mínimo, mas existem os especiais, como o Moscatél de Setúbal envelhecido por anos em barrica, que são os Superiores e os com idade.
Superiores: Devem ser submetidos à uma prova técnica e precisam ter pelo menos 5 anos de idade.
Com Idade:10, 20, 30 ou 40 anos, que adquirem grande complexidade, com a indicação de idade permitida no rótulo desde que o vinho mais novo do lote tenha a idade declarada no rótulo.
Outro vinho interessante é o Moscatél roxo com uma maravilhosa complexidade aromática.
Na degustação
Moscatél de Setúbal
Aromas que lembram cascas e flores principalmente de laranja, mel , tâmaras e uvas passas.
Moscatél Roxo
Aromas remetem à ginja e a figo em calda
Superiores e com idade
Vinhos de grande personalidade, com a idade vêm as notas de frutos secos (nozes e avelãs), as passas, as especiarias e as compotas de ginja e figo, notas de café e chocolate.
Se quiser degustar , as duas grandes referências em Moscatél de Setúbal são a Bacalhôa Vinhos e José Maria da Fonseca.

Douro
As zonas do Douro mais importantes para a produção de Moscatél são Favaios e Alijó, cidades com níveis elevados de altitude (630 m).
 Embora toda região do Douro possa produzir vinho com a designação Moscatél do Douro, a maioria dos Moscatéis vêm de Favaios.
Por legislação os Moscatéis do Douro têm que ter no mínimo 85% da variedade de uva branca Moscatél Galego e uma graduação alcoólica final de no mínimo 16,5 º. Não tem obrigação de estágio mínimo para vinhos sem data de colheita sendo esta de apenas 6 meses para vinhos que têm indicação de idade.
Na degustação
Possuem aromas florais, cítricos e de uvas, sabor bastante doce e aveludado de mel com uma linda cor dourada.
Se quiser degustar a referência é a Adega de Favaios (seu maior produtor), que tem Moscatéis de estágio mais prolongado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário