terça-feira, 10 de janeiro de 2017
Moscatel
Uma das variedades mais conhecidas, a Moscatel de grão pequeno, conhecida como Muscat, parece ser também a variedade mais antiga conhecida pelo homem, e suas diversas manifestações produzem vinhos de estilos muito diversos. Por estranho que pareça, é a única variedade que oferece um vinho com sabor e aroma de uvas.
Aromas principais: Uva, flor de laranjeira, pétalas de rosas secas.
Caráter: Permite preparar uma grande variedade de vinhos principalmente semi-doces e doces, leves e pouco alcoólicos, que podem ser fortificados.
Regiões chave: No sul do Rhône produz o potente Muscat de Beaumes-de-Venise, e misturada com Clairette, obtem-se o espumante Clairette-de-Die, no norte do Rhône. Na Itália é o aroma que está por trás do Asti Spumante e Moscato d'Asti, e na Grécia participa dos vinhos de sobremesa de Samos, Patrás e Cefalônia. Por sua vez, na Austrália, onde é conhecida como Brown Muscat ou Frontignan, e na Califórnia, conhecida como Muscat Blanc, Muscat Canelli ou Muscat Frontignan, a uva Moscatel produz alguns vinhos deliciosos e poderosos.
A Muscat Ottonel cresce na Alsácia e proporciona um vinho seco e forte, e na Áustria dela obtêm-se alguns sublimes vinhos de sobremesa. Na Espanha, é empregada para vinhos Moscatel de Málaga ou Xerez. Em Portugal, produz-se o Moscatel de Setúbal.
Na Austráilia e na Califórnia crescem a Orange Muscat e a Moscatel de Hamburgo, das quais são produzidos vinhos de sobremesa.
E em toda a América do Sul.
Todos os Moscatéis doces combinam bem com as sobremesas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário