segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017
Entendendo os descritivos do vinho - Parte 5
Maceração carbônica: mais precisamente chamada de maceração semicarbônica, é o tipo de fermentação em que se colocam numa cuba fechada cachos de uvas não esmagados. O peso dos cachos de cima esmaga os que estão no fundo, liberando o mosto que fermenta da maneira padrão. Entretanto, nos cachos intactos que estão em cima a fermentação ocorre em cada uva, produzindo um tipo de vinho extremamente frutado. A maceração carbônica é muito utilizada no Beaujolais, acentuando o sabor do vinho.
Madeirizado: termo que designa um vinho submetido a um longo período de oxidação, e em geral ao calor. O exemplo mais conhecido é o Madeira, de onde vem o termo madeirizado. Os vinhos de mesa comum não devem ser madeirizados.
Magro: vinho ao qual falta corpo. Um vinho extremamente magro é chamado aguado. Uma das causas de um vinho magro pode estar ligada a um alto rendimento do vinhedo.
Mastigável: termo utilizado para vinhos muito encorpados, tão corpulentos e viscosos que enchem a boca e parecem quase mastigavéis. Certas variedades de uvas, com a Zinfandel, produzidas em áreas muito quentes, como na Califórnia, muitas vezes adquirem esse caráter.
Meio seco: ligeiramente doce
Método Champenoise: processo de produção de espumante em que a segunda fermentação ocorre na própria garrafa. É o único processo permitido na região de Champagne.
Método Charmat: processo de produção de espumante em que a segunda fermentação ocorre em cubas de aço ou em outros grandes recipientes.
Mosto: o sumo e a polpa líquidos produzidos pelo esmagamento e pela prensagem das uvas antes da fermentação.
Mosto -flor: expressão que designa o mosto que escorre livremente, como simples resultado do peso das uvas antes de se aplicar qualquer pressão mecânica com uma prensa.
Muito encorpado: vinho que deixa no palato um peso pronunciado.
Os vinhos muito encorpados estão para os vinhos pouco encorpados como o leite integral está para o desnatado. Quando todos os outros aspectos forem iguais, o vinho parecerá mais encorpado do quanto mais elevado for o seu teor de álcool.
Leia também - Entendendo os descritivos do vinho - Parte 4
Nenhum comentário:
Postar um comentário