sexta-feira, 2 de junho de 2017
Os principais vinhos da Itália - Lombardia
Lombardia
Região norte central da Itália, polo industrial mais populoso do país, sendo Milão uma de suas cidades mais importantes.
O vinho é produzido em três áreas principais, localizadas longe do centro da região e perto de suas fronteiras; Valtellina, Oltrepò Pavese e Franciacorta.
Lombardia é famosa por produzir espumantes secos sofisticados através do método tradicional.
Tanto o espumante Franciacorta quanto o vinho Valtellina Superiore são classificados como DOCG.
Franciacorta é hoje o ponto de referência dos espumantes italianos, consequência de um bom terroir, altos investimentos e muita dedicação de seus produtores com safras de baixo rendimento.
Seus espumantes podem ser austeros, elegantes e cremosos.
Assim como em Champagne, os espumantes de Franciacorta são feitos com Chardonnay e Pinot Noir, embora ali também se admitam as castas Pinot Grigio e Pinot Blanc, são elaborados através do método tradicional.
Por lei os espumantes Franciacorta não-safrado, devem envelhecer pelo menos 18 meses em garrafa antes de serem comercializados.
Satèn não safrado devem envelhecer 24 meses em garrafa antes de serem comercializados, sem adição de açúcar no final do processo.
Franciacorta safrado devem envelhecer pelo menos 30 meses em garrafa antes de serem comercializados.
Franciacorta Rosé não safrado devem envelhecer 24 meses em garrafa antes de serem comercializados, com uso obrigatório da uva Pinot Noir.
Franciacorta Riserva devem envelhecer pelo menos 60 meses em garrafa antes de serem comercializados.
Na mesma área geral de Franciacorta, porém mais a leste, produz-se o Lugana, vinho branco seco baseado em uva Trebbiano di Lugana, considerada uma das Trebbiano mais saborosas e aromáticas.
Oltrepò Pavese área mais próxima de Milão, nesta região muitos vinhos tintos rústicos são feitos com Barbera ou Croatina e os brancos de Riesling Itálico ou Malvásia. Também se produz uma boa quantidade de espumantes, que na maioria não alcança a qualidade dos Franciacorta.
Valtellina no extremo norte, nos contrafortes dos Alpes. Ali os vinhedos são tão íngremes que em alguns casos, como na região de Mosela (Alemanha), as uvas colhidas são transportadas montanha a baixo em cestos presos a cabos de arame. Seus vinhos são:
O Valtellina Rosso um vinho tinto simples feito principalmente de Nebbiolo e envelhecido por um ano.
O Valtellina Superiore feito exclusivamente de Nebbiolo e envelhecido no mínimo dois anos.
Leia tambem - Os principais vinhos da Itália - Toscana
Nenhum comentário:
Postar um comentário