quinta-feira, 15 de junho de 2017
Produtores de Vinhos de Portugal Parte 11
Ramos Pinto
Fundada por Adriano Ramos Pinto em 1880, a Casa Ramos Pinto depressa se fez notar pelo seu pioneirismo. Associada a vinhos de qualidade, implantou-se no mercado brasileiro no início do século XX e rapidamente se tornou responsável por metade do vinho exportado para a America do Sul, enquanto ia conquistando gerações de fiéis apreciadores em Portugal e na Europa.
Foi igualmente pioneira no estudo das castas portuguesas, na viticultura das terras durienses, na vinificação e na junção de uvas de diferentes quintas situadas em sub-regiões distintas e a altitude diferentes.
Ficaram célebres os cartazes promocionais, encomendados a artistas internacionais da época, associando pela primeira vez o vinho com a arte como forma de promoção.
Ramos Pinto desenvolveu mercado onde ninguém julgava que existisse, sobretudo no Brasil, engarrafando vinhos especiais para as forças armadas locais, com o rótulo " Exército & Marinha" para o clero, com o "Vinho do Porto para os Prelados" ou para o público feminino, o "Porto Fonte" e o "Porto Brasil", inspirados na delicadeza da Arte Nova, numa altura em que ninguém segmentava mercados, avalizando um trajeto brilhante de antecipação daquilo a que hoje chamamos nichos do Mercado.
Criou uma nova categoria, a dos vinhos medicinais que anunciava ter virtudes fortificantes, como o célebre "Vinho do Porto Febrifugo" e o "Porto Quinado" dos anos 20 que proclamavam as virtudes do quinino.
Seus vinhos do Porto são elaborados no centro de vinificação da Quinta do Bom Retiro. No caso dos vinhos de categorias especiais (LBV e Vintage) pisam-se ainda a uvas em lagares tradicionais.
O LBV mais antigo de que há registro no Instituto do Vinho do Douro e Porto (IVDP) pertence a Casa Ramos Pinto e data de 1927.
Portfolio
Porto Lágrima Branco
Porto Lágrima Tinto
Porto White Tinto (Gama Discovery)
Porto Tawny (Gama Discovery)
Porto Ruby (Gama Discovery)
Porto Adriano Branco Reserve (Gama Style)
Porto Collection Reserva (Gama Style)
Porto Ariano Reserva (Gama Style)
Tawny 10 anos (Gama Terroir Gold)
Tawny 20 anos (Gama Terroir Gold)
Tawny 30 anos (Gama Terroir Gold)
Late Bottled Vintage (Gama Terroir Platinum)
Single Quinta Vintage (gama Terroir Platinum)
Vintage (Gama Terroir Platinum)
A integração da Casa Ramos Pinto no Grupo Roederer, em 1990, lançou os vinhos de mesa tintos e brancos Ramos Pinto que oferece hoje aos apreciadores alguns dos mais conceituados Vinhos da Região do Douro
Bons Ares Branco
Bons Ares Tinto
Collection
Duas Quintas Clássico Branco
Duas Quintas Clássico Tinto
Reserva Branco
Reserva Tinto
Reserva Especial
Fontes: Vinhos de Portugal e Casa Ramos Pinto
Leia também - Produtores de Vinhos de Portugal Parte 10
Nenhum comentário:
Postar um comentário