segunda-feira, 10 de julho de 2017
Termos alemães que você talvez não conheça Parte 3
Landwein: categoria de vinho de mesa simples, de qualidade acima do Tafelwein porém abaixo do Qualitatswein Bestimmter Anbaugebiete.
Lese: colheita, as datas de colheita variam de setembro a dezembro, conforme a variedade de cada uva, as condições de tempo e o tipo de vinho a ser produzido (Kabinete, Spatlese, Auslese, etc).
Oechsle: escala usada para indicar o grau de amadurecimento das uvas. Desenvolvida no século XIX pelo físico Ferdinand Oechsle, essa escala mede o peso do suco de uva, ou mosto. Como o conteúdo do mosto é principalmente aḉucar e àcido, o peso do mosto indica o grau de amadurecimento. De acordo com as leis alemãs, as categorias de amadurecimento se baseiam nos níveis Oechsle, que são especificados conforme a variedade de uva e a região vinícola. Por exemplo, para que um vinho Riesling da região de Mosela seja considerado um Spatlese, deve ter 76 Oech; na região Rhengau, para ser um Spatlese o Riesling precisa ter 85 graus Oechsle.
Pratikat: atributo especial de amadurecimento. Na Alemanha existem seis níveis de pratikat do Kabinett ao Trockenbeerenauslese.
Rotwein: vinho tinto, a Alemanha e a Àustria são famosas por seus vinhos brancos, mas boa quantidade de vinho tinto é produzida e consumida localmente.
Sekt: espumante
Selectio: termo que indica que o vinho contém menos de 1,2% de açúcar residual é por tanto é seco. A palavra seleção só pode ser usada em rótulos de vinhos alemães que mencionem a aldeia do vinhedo específico onde as uvas foram plantadas. No entanto, o uso do termo seleção fica a critério do produtor. Alguns produtores preferem o termo Trocken, que estipula ainda um percentual ainda mais baixo de açúcar residual permitido.
Sussreserve: suco de uvas poupadas da colheita, e que ficou sem ser fermentado para manter toda a doçura natural. Na Alemanha, pequenas quantidades de Sussreserve podem ser acrescentadas a vinhos muito ácidos para lhes dar equilíbrio.
Tafelwein: vinho de mesa, a categoria mais simples dos vinhos. Embora o teor de álcool, as variedades de uvas, bem como a origem dessas uvas sejam controladas por lei, o Tafelwein em geral é tão leve que fica apenas um degrau acima da água. Na Alemanha quando a palavra deutsche (alemão) aparece antes de Tafelwein, significa que as uvas foram plantadas na Alemanha. A ausência dessa designação indica que as uvas podem provir e outros países da Comunidade Econômica Europeia.
Trocken: seco. Vinhos rotulados trocken na Alemanha e na Áustria devem ter menos 0,9% de açúcar residual.
Weingut: propriedade vinícola.
Weinkellerei: vinícola que compra mosto ou vinho de um produtor e depois engarrafa e comercializa esse vinho.
Leia também Termos alemães que você talvez não conheça Parte 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário