quarta-feira, 23 de agosto de 2017
Queijos e vinhos pelo mundo - Abondance
Abondance
Queijo produzido na região de Haute Savoie na França, nos Rhône - Alpes.
Feito a partir de leite não pasteurizado, proveniente da raça abondance de gado, que se alimenta apenas de gramíneas naturais regionais.
O queijo é prensado e, é no momento da prensagem que assume sua característica forma côncava; depois é curado por pelo menos 90 dias onde é repetidamente lavado com salmoura para que assim desenvolva sua casca natural (dura, lisa e de cor acastanhada).
O primeiro registro escrito de abondance é do século XII. Os monges do Vale de Abondance começaram a produzir o queijo como meio de gerar renda para seus mosteiros. No século XIV já era aclamado em toda a Europa, e em 1381 foi servido no Conclave de Avignon.
Devido a sua longa história, em 1990 recebeu sua AOC.
Quanto ao queijo, a massa é mais ou menos amarela, dependendo da época em que foi fabricada, é muito densa com pequenos buracos redondos de fermentação e, por vezes, apresenta pequenas fissuras chamadas "fendas".
Firme mas flexível é ligeiramente granulado, textura cremosa. Tem cheiro forte e um sabor intensamente frutado, amanteigado e aveludado, com equilíbrio de acidez e doçura.
É salgado sem ser excessivo, com um toque de amargor, retrogosto persistente e um intenso aroma de noz.
Pode ser consumido sozinho, em fondue ou derretido sobre vegetais de raiz.
Quando o assunto é vinho, a harmonização regional é uma boa pedida, os vinhos brancos secos de Savoie como o Apremont e o Roussette de Savoie, valorizam os aromas e o intenso sabor frutado desse queijo. Seguindo a linha dos brancos você pode optar por um Chardonnay sem barrica ou por um Riesling, se preferir um tinto, opte por tintos leves ou mesmo um rosé.
Dica: É interessante notar que os queijos abondance de fazenda têm um rótulo oval azul no calcanhar, enquanto os industrializados possuem um rótulo quadrado.
Ao consumir qualquer um deles, a casca deve ser removida incluindo a camada cinza abaixo.
E como todo queijo, deve ser retirado uma hora antes da geladeira para recuperar sua textura, aroma e sabor.
Leia também: Queijos e vinhos pelo mundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário