sexta-feira, 15 de setembro de 2017
Principais Vinhos da Espanha - Jerez
Jerez - Sudoeste da Espanha - província de Andaluzia.
Os vinhedos espalham-se de forma triangular, a partir de um ponto interior ao norte da cidade de Jerez de la Frontera, em direção às pequenas cidades de Puerto de Santa María, na baía de Cádiz, e Sanlúcar de Barrameda, às margens do Atlântico, na foz do rio Guadalquivir.
Os melhores vinhedos ficam no centro do triangulo , numa região designada como Jerez Superior.
A região apresenta três tipos de solo: albariza, barro e arena. Dos três, o mais apreciado é o albariza,
que é encontrada principalmente no topo das colinas. A albariza é um tipo de marga extremamente branca e leve, constituída de uma mistura de argila, cálcio, carbonato de magnésio e fósseis marinhos pré-históricos.
Há uma boa quantidade de chuvas entre o final do Outono e o início da Primavera, esse solo acumula água para os meses mais secos e auxiliam no amadurecimento das uvas.
A uva mais plantada em Jerez é a Palomino, 95% do Jerez são elaborados com essa uva.
Essa uva em termos de aroma, sabor e caráter não chama muito atenção. Com uma uva relativamente neutra, a individualidade do Jerez provém do solo de albariza e do processo de produção chamado solera.
As outras duas castas encontradas em Jerez são a branca Moscatel que participa de cortes de um vinho doce, e ocasionalmente de um vinho de sobremesa que leva seu nome. E a Pedro Ximenez ou PX, que é utilizada para preparar um Jerez de estilo doce de mesmo nome.
O Jerez é feito em múltiplos estilos, que variam do extremamente seco ao extremamente doce. E tem uma maneira única de ser produzido.
Até o ponto de total transformação do açúcar em álcool, o Jerez segue o processo normal de vinificação dos demais vinhos, depois ele é fortificado com adição de aguardente vínica, a partir dai é progressivamente cortado e amadurecido numa complexa rede de barris denominada solera. Dependendo da maneira que o vinho se move através da solera se produz diferentes estilos de Jerez, esses estilos são divididos em duas categorias:
Os do tipos fino, que são leves, frescos e vivos.
Os do tipos olorosos, mais encorpados, de cor mais escura, e sabores de nozes.
E nessas duas categorias situam-se sete estilos específicos.
Semana que vem veremos quais são eles.
Espero vocês.
Leia também: Principais Vinhos da Espanha - Priorato
Fonte Bíblia do Vinho, Atlas Mundial, Guia de Vinhos Manoel Beato, O Livro do Vinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário