sexta-feira, 8 de dezembro de 2017
Principais vinhos da França - Alsácia
Alsácia
Localizada a 483 quilômetros a leste de Paris os vinhedos se estendem de norte a sul, numa faixa longa e estreita sobre as colinas do flanco oriental dos Montes Vosges.
É uma das raras regiões vinícolas do mundo dedicadas quase exclusivamente aos vinhos brancos. Mais de sete variedades diferentes são comuns ali; e com poucas exceções são vinhos brancos raramente feitos em outras partes da França.
Embora a Alsácia seja uma região francesa, durante vários períodos do passado pertenceu à Alemanha. A disputa do território por alemães no leste e franceses no oeste deixou a Alsácia com língua, cozinha e vinhos parte germânicos, parte gauleses e 100% alsacianos.
As variedades mais importantes são: Riesling, Gewurztraminer, Pinot Gris (antes chamada Tokay), Muscat e Pinot Blanc. Todas brancas, a única variedade tinta plantada em pouca quantidade é a Pinot Noir.
A Alsácia é a única grande Appellation Contrôleê que imprime nos rótulos o nome das cepas.
Os vinhos da Alsácia são predominantemente brancos e secos. Dito isso, há dois tipos de vinho de colheita tardia: vendange tardive e sélection de grains nobles.
Além desses, muitos produtores também fazem um Pinot Noir ou um espumante, que são chamados de Crémant d'Alsace, e produzidos pelo método tradicional, usando uma mistura de uvas que inclui Pinot Blanc, Auxerrois, Pinot Noir, Pinot Gris e/ou Chardonnay.
Uma filosofia única e apaixonada permeia a produção de vinhos na Alsácia: criar vinhos com sabores puros da fruta. O carvalho novo quase nunca é usado.
Graças ao clima único, setentrional porém ensolarado, os vinhos da Alsácia são bastante encorpados, superconcentrados e muitas vezes com traço dramático de acidez.
Leia também: Principais vinhos da França
Fonte: Robert Joseph
Karen MacNell
Nenhum comentário:
Postar um comentário