sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Principais vinhos da França - Bordeaux - parte 11




Outras regiões de Bordeaux
Listrac e Moulis
As comunas menos prestigiosas do Médoc - Listrac e Moulis - são fontes de vinho que se rivalizam aos vinhos de Margaux, St-Julien, Pauilac ou St-Estephe. Apesar disso, alguns vinhos surpreendentemente bons provêm dessas duas comunas.
Os vinhos são praticamente todos tintos como os Médoc m geral, esses vinhos são feitos com uma base de Cabernet Sauvignon e com o acréscimo de Merlot , Cabernet Franc e Petit Verdot.
Listrac e Moulis são comunas interiores do Médoc, ou seja, não estão situadas às margens pedregosas do rio Gironde, como as comunas mais famosas, distante das margens do rio, o solo tende a ser mais pesado e a conservar mais água.
Listrac cobre 700 hectares de vinhedos em encostas quase sempre argilocalcárias e das mais altas do Médoc: 400m.
Seus vinhos eram duros, mas métodos modernos enriqueceram-lhes os sabores, um exemplo disso é o Château Fourcas- Hosten, um dos vinhos modernos de Listrac, mais rico e acessível.
Moulis: Quinhentos hectares de campos ondulados formam a Appellation de Moulis, no Médoc, uma das duas situadas do lado atlãntico do distrito e não às margens do Gironde. Os tintos aveludados de Moulis são bem diferentes  dos vinhos mais estruturados de Listrac, com frutas amadurecidas e perfume rico de cassis. O solo é de argila, calcário e cascalho, o que,, somado às variações na habilidade do vinicultor, dá lugar à vinhos muito diferentes. Muito dos melhores vêm  dos vinhedos em torno da Vila de Grand Poujeaux, onde várias boas propriedades, incluindo os Château Chasse- Spleen e Pougeaux, produzem vinhos excelentes, longevos e amadurecidos em carvalho.

Fonte Vinhos Franceses (Robert Joseph)

Leia também: Principais vinhos da França - Bordeaux - Parte 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário