sexta-feira, 2 de março de 2018

Principais vinhos da França - Bordeaux - Parte 12



Entre-Deux-Mers
Literalmente, entre dois mares, uma vasta extensão de bosques que fica entre os rios Dordogne e Garonne, afluentes do Gironde.
Essa região produz mais brancos secos do que qualquer outra Appellation em Bordeaux. Embora a qualidade do vinho venha se aprimorando graças a equipamentos e técnicas melhores, o lugar não é ideal ao cultivo de vinhas e jamais produz vinhos equivalentes em qualidade aos vinhos de outras regiões.
A denominação Entre- Deux- Mers só se aplica a vinhos brancos secos. Os tintos ali produzidos, como em geral são de qualidade inferior à dos brancos da região, são obrigados a adotar a denominação Bordeaux ou Bordeaux Supérieur e não Entre-Deux- Mers. Porém, um número crescente de produtores de vinhos tintos, está tentando seriamente produzir vinhos de maior excelência, passando a cuidar muito mais dos seus vinhedos e reduzindo a produção
Os brancos de Entre-Deux-mers são cortes de Sémillon, Sauvignon Blanc, e em geral uma pequena quantidade de Muscadelle, que acrescenta um leve toque de especiarias e flores. Raramente são fermentados em barril, portanto são frescos e leves.

Fontes: Atlas Mundial do Vinho - Vinhos Franceses - A Bíblia do Vinho

Leia também: Principais vinhos da França - Bordeaux - Parte 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário