sexta-feira, 6 de abril de 2018

Principais vinhos da França - Borgonha - Parte 2



O terroir de Borgonha
Os principais Borgonha são, um dos melhores exemplos do mundo de vinhos que refletem seu terroir. Não se pode pensar na região simplesmente em termos de Pinot Noir e Chardonnay, pois a Borgonha refere-se ao que um determinado lugar tem a dizer, as uvas são as vozes através das quias essa mensagem é expressa.
É possível, por exemplo, encontrar muitos Chardonnays deliciosos mundo afora, mas nenhum que possa ser confundido  com um Chablis tradicional, levemente ou de todo não-amadeirado. Vinicultores de outros lugares fazem tintos com a Pinot Noir, mas nenhum alcança a sutileza de sabores que se descobre quando se degustam tintos de Côte d'Or. A variável clara e aparente é o local, fator que razoavelmente parece responsável por essas diferenças.
Foi na Idade Média, quando os monges da Borgonha começaram a delinear e codificar as regiões dos vinhedos, que o terroir se tornou um ponto central na viticultura .Lote por lote, compararam cuidadosamente os vinhedos e os vinhos ali produzidos, registrando as impressões durante séculos.
A primeira ordem monástica a fazer isso foi a dos beneditinos, que do seculo V ao XI, foi a única ordem na Europa Ocidental, e como tal, a guardiã do conhecimento.
No fim do século XI um movimento de reforma entre os beneditinos resultou na formação de uma segunda ordem, os cistercienses que encontravam alegria no trabalho físico e estafante. Eram eles que limpavam e cultivavam as escarpas de calcário mais difíceis da Côte d'Or, estabelecendo muitos daqueles que se tornariam os melhores vinhedos da Borgonha.
Em 1789, a Revolução Francesa acabou para sempre com a hegemonia da Igreja e dos infames duques da Borgonha.
Imensas faixas de terras foram divididas em terrenos e vendidas. Mais tarde, esses lotes pequenos foram ainda mais fragmentados, como resultado do Código Napoleônico, que estipulava que por ocasião da morte do pai, todos os filhos,independente dos sexo, herdariam igualmente. Como consequência dessa fragmentação sucessiva, não é raro ver-se hoje um borgonhês que possua apenas algumas fileiras de videiras.

Leia também: Principais vinhos da França - Borgonha

Fonte: Vinhos Franceses - Robert Joseph
            Biblia do Vinho - Karen MacNell
            Atlas Mundial do Vinho Hugh Johnson e Jancis Robinson





Nenhum comentário:

Postar um comentário