quarta-feira, 22 de agosto de 2018
Queijos e vinhos pelo mundo - Colby
Queijo americano criado a mais de 100 anos na cidade de Colby, no Wisconsin.
Um queijo semi-duro elaborado a partir de leite de vaca pasteurizado.
O queijo foi criado em 1874 por Joseph Steinwand em sua fábrica de queijos .
Enquanto o queijo parece similar ao Cheddar devido à cor alaranjada, os dois queijos são muito diferentes, o Colby tem uma textura mais aberta e maior teor de umidade. O sabor é muito mais suave e cremoso se comparado com o Cheddar. Ele não é submetido ao processo "Cheddaring" é fabricado com o processo de Coalhada Lavada, que significa que durante a cozedura, o soro é substituído por água, isso reduz o teor ácido, tornando o queijo menos picante.
Longhorn é o estilo mais conhecido dos queijos Colby.
"Longhorn" refere-se à forma cilíndrica longa laranja do queijo.
Colby está disponível em sua forma original em retângulos e meias voltas.
Colby não envelhece e seca rapidamente. Deve ser consumido o mais jovem possível.
Quando o assunto é vinho, o sabor suave do queijo Colby combina bem com Chardonnay, mas um Zinfandel fresco e frutado vai aumentar a cremosidade do queijo e torná-lo quase doce.
Você sabia...
Zinfandel é tipicamente produzido nos seguintes estilos:
White Zinfandel - Um vinho tinto produzido a partir de uvas vermelhas Zinfandel cujo o suco é separado das cascas e sementes após o esmagamento, e é então fermentado como vinho branco. No caso do Zinfandel Branco, o vinho não é fermentado a seco, com açúcar residual dando ao vinho uma leve doçura. Estes vinhos normalmente não recebem envelhecimento em barrica.
Zinfandel Rosé - Um vinho blush que é tipicamente fermentado a seco. O suco pode ser sangrado após uma pequena quantidade de contato com a pele, dando ao vinho uma cor rosa mais profunda. Leve, picante e com sabor de frutas silvestres, estes vinhos são tipicamente produzidos a partir de uvas Zinfandel vermelhas menos maduras que recebem pouco ou nenhum envelhecimento em barrica.
Zinfandel Table Wine - Um vinho tinto produzido a partir de uvas Zinfandel, colhido em um ótimo equilíbrio de açúcar e ácido, produzindo vinhos com 13,5 a 14,5% de álcool. O contato prolongado com a pele durante a fermentação e o envelhecimento em barris de carvalho fino geralmente produz um vinho com um caráter intensamente frutado, além do equilíbrio e complexidade esperados dos vinhos finos
Zinfandel "Big Style" - Um vinho tinto produzido a partir de uvas Zinfandel que são mais maduras do que as utilizadas para o estilo Table Wine. Estes vinhos são notáveis pela intensidade e complexidade dos seus sabores de frutas. Dentro do grande estilo está uma gama de abordagens para ácido e tanino, de vinhos mais suaves com menos ácidos e taninos, nos quais a fruta é o foco, para vinhos altamente extraídos com níveis significativos de estrutura e tanino.
Estes vinhos têm níveis de álcool tipicamente entre 14,5% e 16%.
Late Harvest Zinfandel - na maioria dos casos, um vinho de sobremesa feito a partir de uvas extremamente maduras, muitas vezes com um açúcar residual 1-3% perceptível. Fruta intensamente concentrada domina esses vinhos, com sabores de ameixas e passas começando a aparecer quando as uvas estão maduras demais. Os níveis de álcool são geralmente superiores a 15,5%.
Zinfandel Port - Um vinho de sobremesa fortificado feito de uvas maduras. Geralmente tem sabores semelhantes ao Zinfandel Essence mas com um nível mais elevado de álcool.
Fonte: ZAP
Leia também: Queijos e vinhos pelo mundo - Chevrotin de Aravis
.
...
Nenhum comentário:
Postar um comentário