quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Queijos e vinhos pelo mundo - Crottin Chavignol



Queijo de cabra renomado e apreciado em toda a França.
O nome Crottin Chavignol é anexado ao da aldeia de Chavignol no município de Sancerre no Berry.
As primeiras fazendas de cabras em Berry datam do século XVI, mas foi somente em 1829 que se ouviu falar em Crottin Chavignol. O queijo desenvolveu-se consideravelmente no final do século XIX, quando os ataques da filoxera aos vinhedos de Sancerre lançaram terrenos para o pastoreio de cabras.
Dizem que o nome "Crottin" também está relacionado à viticutura, porque e o nome das pequenas lâmpadas a óleo que são usadas como guia na penumbra das adegas. Elas inspiraram a forma do molde do queijo.
Em 1996 o queijo Crottin Chavignol ganhou sua DOP. A área de denominação se estendeu ao longo do departamento de Cher e sobre o Nièvre e Loiret com mais de 200 municípios.
O queijo é produzido com leite de cabra coagulado (muitas vezes quente) e refinado por pelo menos 10 dias.
De cor branco marfim, crosta fina e natural, massa firme e homogênea, que pode ser frágil após o amadurecimento prolongado.
De acordo com o seu grau de maturação, o Crottin Chavignol pode ser apreciado: seco, meio-seco ou fresco.
Dai uma gama infinita de sabores:
Quando está meio-seco revela um sabor discreto de leite de cabra, é particularmente apreciado por sua suavidade e frescor.
Mais amadurecido, é ligeiramente coberto com mofo branco ou azul, ganha sabor e finesse.
Seco, revela sabores de nozes e avelã. E é particularmente poderoso quando ainda mais amadurecido.
Quando o assunto é vinho combina perfeitamente com um vinho regional, um Sancerre Branco seco .

Você sabia,,,
O Sancerre Branco é produzido nas vinhas do Loire, no oeste da França e mais precisamente na região vinícola do Centro. Administrativamente, o Sancerre Branco pode ser produzido no departamento do Cher.
É um varietal 100% Sauvignon Blanc
O Sancerre é produzido em 15 aldeias. Os vinhos Buê e Chavignol são considerados os melhores.
A variedade de uva Sauvignon Blanc encontra em Sancerre seu terroir favorito Aromática por natureza, notas de citrinos, laranja, limão, misturam delicadamente hortelã e acácias. A Sauvignon Blanc é sensível ao terroir , em Sancerre marca a boca com sabores de flor de laranjeira, marmelo, groselha negra, maça, hortelã, mel e especiarias com diferenças notáveis dependendo dos terroirs.
Os solos de argila branca calcária dão origem a vinhos robustos e encorpados, cujo aromas desenvolvem-se lentamente. As caillotes, terra pedregosa, fornecem vinhos elegantes e leves, cujo bouquet se desenvolve mais rapidamente. Finalmente, os solos de silex produzem vinhos estruturados e firmes com um bouquet característico, muitas vezes referido como "flint."
Embora Sancerre seja mais famosa por seu vinho Branco, a denominação também produz tinto e rosé de alta qualidade usando uvas Pinot Noir, mas isso é assunto para outro post.

Leia também: Queijos e vinhos pelo mundo - Chévre

Nenhum comentário:

Postar um comentário