segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Salada de vieiras- Gewürztraminer




Beber,Comer e Amar...
Má na cozinha, preparando Salada de Vieiras, Broto de Alfafa e Ovas de Salmão.
Vieira é uma iguaria de custo um pouco alto, devido ao fato de ser considerada rara, além do seu cultivo necessitar de muitos cuidados, mas aqui ela é cortada em duas partes, não perde o glamour  e impressiona seus convidados.
Um prato delicado, fresco, com sabor adocicado que ao meu ver pede um Gewurztraminer.
Gewürztraminer d'Alsace La cave d'Augustin 
 

 
De cor amarelo dourado, aromas de rosas, frutas maduras lichia, maracuja, manga e mel,  intensos e doces.
Em boca corpo médio , com perceptível presença de açucar residual, que o torna redondo, agradável e de final persistente.
Prato impecável, vinho saboroso.
Para essa noites quentes, não tem nada melhor.
Que tal prepará-lo?
Eu como sempre, contribuo com a receita:
Ingredientes :
Vieiras cruas congeladas
Limão siciliano
Azeite q.b
Gengibre
Flor de sal
Broto de Alfafa
Ovas de Salmão
 
Preparo:
Descongele as vieiras.
Corte cada vieira em duas partes
Tempere com limão siciliano, raspas de gengibre. azeite e flor de sal.
Disponha num prato, por cima coloque um pouquinho de broto de alfafa e finalize com ovas de salmão.
Observação: A vieira tem que ser temperada somente na hora de servir, e deve ser servida geladinha (temperatura de sashimi). Assim você terá um prato fresco e delicioso.
 
Você sabia...
Vieira é um molusco de carne branca bivalve são classificadas em Vieiras do Mar (retiradas do fundo do mar, maiores e adocicadas) e Vieiras de Baía (menores e mais adocicadas).
A parte da Vieira que geralmente é consumida é a parte branca (músculo adutor) que abre e fecha as duas conchas, o coral (órgão reprodutor) também é comestível, embora não seja largamente consumido.
Os franceses com a denominação "Coquille de Saint-Jacques" fazem dela uma iguaria, incluindo também as ovas em seus pratos.
Aqui em São Paulo, como em boa parte do país, consumimos as vieiras congeladas, vendidas nos supermercados, oriundas do Chile, Peru e Canadá.
Apenas 15 países são produtores de vieiras, dentre eles está o Brasil, que possui dois laboratórios que fornecem sementes (larvas) para o cultivo. O IED-BIG, no Rio de Janeiro - Angra dos Reis, que conta com 16 fazendas marinhas onde as vieiras nativas são fruto do repovoamento da Baía de Ilha Grande; e outro em Santa Catarina - Porto Belo, onde as sementes são fornecidas pela UFSC.
O sistema de cultivo é o suspenso flutuante onde as vieiras são mantidas em gaiolas (lanternas japonesas), onde são manejadas, limpas, selecionadas por tamanho e desdobradas mensalmente retornando para o mar até atingirem o tamanho para comercialização, aproximadamente 8cm, em torno de 18 meses.
Além da Baía de Ilha Grande e Porto Belo, a fazenda marinha da praia de Picinguaba (Ubatuba - SP) também cultiva vieiras em proporções menores num projeto que envolve a comunidade local de pescadores.
Bom, não sei você mas eu fiquei morrendo de vontade e de curiosidade para provar uma vieira fresca, dizem que o paladar é muito superior às congeladas. Uma boa desculpa para pegar o carro, o marido e descer para o Litoral Norte, ou esticar um pouquinho e conhecer as fazendas marinhas de Angra dos Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário