sábado, 10 de julho de 2021

Dia Mundial da Pizza e vinho para acompanhar...


Beber, Come e Amar...
Para comemorar o Dia Mundial da Pizza!
Má na cozinha preparando pizza de cogumelos e pizza de caramelo salgado.
Hoje excepcionalmente não vou sugerir um vinho para harmonizar, vou sugerir vários, e com várias possibilidades de recheios para que você monte sua própria pizza.


Calabresa
A gordura da linguiça precisa de um vinho que possua taninos marcantes para contrastar, opte por um Cabernet Sauvignon.
Mussarela ou Marguerita
O sal e a gordura do queijo pedem vinhos com alta acidez e taninos discretos, opte por um Sangiovese, se for um Chianti, melhor ainda. Sem contar que no caso da pizza Marguerita a Sangiovese acompanha muito bem as notas herbáceas do manjericão.
Frango com Catupiry
O sabor suave do frango e a cremosidade do catupiry, precisam de um vinho delicado para acompanhar essa junção, opte por um Pinot Noir que tem corpo leve e discreta acidez e que  não vai brigar com ingredientes tão harmoniosos quanto estes.
Quatro queijos
Os quatro queijos juntos resultam em uma pizza com muita gordura, opte por um Espumante para limpar o paladar entre uma mordida e outra.
Portuguesa
Uma pizza cheia de ingredientes que é um pouco difícil de harmonizar pela complexidade de sabores e também pela presença do ovo, opte por um Jerez Fino, provavelmente um dos únicos vinhos que conheço que se harmoniza com ovos.
Rúcula com tomate seco
Aqui é fácil, opte por um Sauvignon Blanc que tem o mesmo toque herbáceo da rúcula.
Cogumelos frescos
Mesmo que a pizza contenha outros ingredientes, como é o caso da pizza que o Marcelo preparou hoje, o que acaba prevalecendo é o sabor terroso do cogumelo, então nada melhor do que um vinho que tenha essa característica, como por exemplo um Pinot Noir, que com a idade apresenta aromas de cogumelos ou um Merlot maduro.
Pizza doce
A nossa hoje foi de Caramelo com flor de sal, optei por um Sauternes pois este vinho doce é cremoso e rico tal como este maravilhoso caramelo preparado pelo Marcelo.
Que tal prepara uma pizza hoje?
Eu como sempre, contribuo com  receita.

Massa para pizza
Ingredientes:
600 ml de água morna
6 colheres (sopa) de azeite extra virgem
2 colheres (sopa) rasas de açúcar
1 kg de farinha de trigo
30 gramas de fermento biológico
20 gramas de sal
Modo de preparo:
Disponha a farinha em uma tigela grande e faça um buraco no centro.
Em um recipiente de vidro, coloque um pouco de água morna (tirada dos 600 ml), o fermento, o açúcar e dissolva tudo muito bem. No buraco feito no centro da farinha coloque essa mistura dissolvida (fermento, água e açúcar). Acrescente o sal, o azeite e vá misturando e incorporando o restante da água aos poucos.
Transfira a massa para a bancada e trabalhe até obter uma massa lisa e homogenêa.
Faça uma bola com a massa, e coloque-a em uma tigela grande, devidamente polvilhada com farinha. Cubra a tigela com um pano de prato limpo e deixe-a descansar até dobrar de volume (1 hora - 1 hora e meia)
Depois da massa descansada é só começar a esticá-la.
Faça seu disco do tamanho que desejar e pré asse  por 15 min antes de colocar o molho e o recheio.




Molho de tomate assado
Ingredientes:
8 tomates italianos maduros
2 cebolas médias
1 colher (sopa) açúcar
Azeite o quanto baste
Sal e pimenta a gosto
Preparo:
Lave e corte os tomates ao meio e retire as sementes, corte também as cebolas ao meio e distribua ambos em uma assadeira.
Polvilhe o açúcar sobre os tomates e as cebolas, tempere com sal e pimenta e regue tudo com azeite.
Distribua uma folhas de manjericão por cima de cada tomate e asse tudo em fogo baixo por aproximadamente 1 hora.
Retire da assadeira e bata tudo no liquidificador, acerte o sal e a pimenta.



Receita do Caramelo com flor de sal
Ingredientes:
300 gramas açúcar
150 gramas creme de leite fresco
90 gramas de manteiga
Flor de sal a gosto
Preparo:
Dissolva o açúcar em uma panela
Adicione a manteiga e misture até que esteja derretido e com cor âmbar
Adicione o creme de leite fresco aos poucos e misture com um fouet até que fique com uma consistência cremosa, retire do fogo e finalize com flor de sal.



Você sabia...
A história da pizza começou há 6 mil anos com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os pioneiros são os gregos, que faziam massas à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. A novidade foi parar na península da Etrúria, na Itália.
Era um alimento de pobres do Sul da Itália. Mas foram os napolitanos que passaram a acrescentar molho de tomate e orégano à massa, que era dobrada ao meio e devorada como se fosse um sanduíche. Quem tinha um pouco mais de dinheiro colocava queijo, pedaços de linguiça ou ovos por cima. A partir do século XVI, a novidade era apreciada na corte de Nápoles e logo se espalhou pelo mundo.
A primeira pizza redonda foi servida à rainha Margherita, da Itália, foi enfeitada com as cores da bandeira italiana.
Aqui no Brasil diariamente são consumidas 1 milhão de pizzas, sendo 572 mil apenas em São Paulo, considerada como a segunda cidade que mais consome pizza no mundo, ficando atrás apenas de Nova Iorque.

Fonte: Marcelo Duarte (Guia dos Curiosos)
            Jornal do Brasil
         


Nenhum comentário:

Postar um comentário