O Vale dos Vinhedos foi a primeira zona produtora a receber a Denominação de Origem (DO) para vinhos no Brasil em 2012, exatos dez anos após alcançar o status de Indicação de procedência (IP), pré-requisito exigido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INOI) para a concessão da Denominação de Origem.
Vinhos finos tranquilos brancos e tintos e vinhos espumantes finos são os produtos da DO Vale dos Vinhedos.
- A produção de uvas e a elaboração dos vinhos ocorrem exclusivamente na região delimitada do Vale dos Vinhedos, uma área de 72,45 km2 localizada nos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul.
- Existem requisitos específicos para o cultivo dos vinhedos, produtividade e qualidade das uvas para vinificação.
- Os espumantes finos são elaborados exclusivamente pelo Método Tradicional., nas classificações Nature, Extra brut ou Brut, para este produto as uvas Chardonnay e/ou Pinot Noir são de uso obrigatório.
- Nos vinhos finos brancos, a uva Chardonnay é de uso obrigatório, podendo ter corte com a Riesling Itálico.
- O uso da uva Merlot é obrigatória para os vinhos finos tintos da DO, os quais podem ter cortes com vinhos elaborados com as uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Tannat.
- Os produtos que passam por madeira envelhecem exclusivamente em barris de carvalho.
- Para chegar ao mercado, os vinhos brancos passam por um período mínimo de envelhecimento de 6 meses; no caso dos vinhos tintos são 12 meses; os espumantes finos passam por um período mínimo de 9 meses em contato com as leveduras, na fase de tomada de espuma.
- A produtividade é limitada em 10 toneladas por hectare para os vinhos e 12 toneladas por hectare para espumantes.
- Graduação alcoólica mínima 12% para os tintos, 11% para os brancos e 11,5% para os espumantes.
- Chaptalização e uso de chips ou lascas de carvalho não são autorizadas.
- Os vinhos apresentam características analíticas e sensoriais específicas da região e somente são autorizados para a comercialização os produtos que obtenham do Conselho Regulador da DO o atestado de conformidade em relação aos requisitos estabelecidos no Regulamento de Uso.
contra-rótulo
Leia também: Indicações Geográficas Brasileiras - IP Monte Belo
Fonte: Embrapa Uva e Vinhos
Ibravin
Nenhum comentário:
Postar um comentário