terça-feira, 14 de julho de 2020
Dica da semana - Burrata e vinho
A dica rápida da semana é essa salada de folhas variadas com tomatinhos coloridos, flores, croutons e burrata.
Aqui a junção dos elementos se faz através do burrata, um queijo fresco, que possui uma massa de cor branca compacta e lisa no exterior, macia e cremosa no interior.
O burrata é como o mozzarella, pois suas coalhadas são amassadas, esticadas e moldadas. Ao contrário do mozzarella, no entanto, o burrata é moldado para formar um saco, que é preenchido com tirar obtidas a partir da mesma massa, cortadas à mão e adicionada com creme, obtido por centrifugação do soro que separa durante a fase da produção de mozzarella (stracciatella)
O sabor é semelhante ao do leite, é mais delicado na superfície do queijo e mais acentuado e amanteigado à medida que se aproxima do centro com uma vaga sugestão de fermento lácteo.
Para acompanhar essa maravilhosa salada, que pode até ser consumida como prato único, escolha um vinho branco fresco, e para a brincadeira ficar ainda mais divertida e no clima italiano, opte por um Pinot Grigio ou mesmo um descontraído Frascati, e lembre-se: "Nada de colocar vinagre na salada, a menos que você queira arruinar o seu vinho."
Você sabia...
A Pinot Grigio é a mesma uva Pinot Gris da Alsace, mas seus sabores são diferentes. Na Itália, as uvas são colhidas menos maduras, produzindo um vinho com um sabor mais leve, delicado e muito mais neutro, com reminiscência de flores e limões. O Pinot Gris tem sabor de pêssego picante.
leia também: Dica da semana - Bolo de Capim-Limão
Nenhum comentário:
Postar um comentário