sexta-feira, 6 de maio de 2022

Salmão de um jeito que você nunca viu - Espumante Salvattore



Beber, Comer e Amar...
Má na cozinha preparando Salmão envolto em massa folhada.
Você provavelmente conhece aquela máxima, carne vermelha com vinho tinto e peixe com vinho branco. No entanto, com a grande variedade de carnes, grande variedade de peixes e várias maneiras de prepará-los, essa máxima não é tão preto no branco quanto você imagina.
Ainda mais quando se trata do salmão, um peixe com o qual as pessoas tem mais dúvida na hora de harmonizar.
Se um vinho branco seco e jovem acompanha muito bem o salmão em geral, há uma preocupação em conta nesta combinação. Sendo o salmão um peixe rico e gorduroso, não é aconselhável acompanhá-lo com um branco com as mesmas características para não pesar no paladar.
Quando pensamos em tintos, melhor um tinto leve com taninos finos. Na linha dos rosés, prefira os com notas de cerejas e especiarias que irão adicionar mais uma camada de sabor ao prato, e sua acidez contrastará com a natureza desse peixe em particular.
Já os espumantes, uma combinação delicada, que em especial para esse prato, cujo salmão foi envolto com massa folhada e ainda recebeu camadas de duxelles de cogumelos e alho-poró. A acidez e a frescura do espumante trouxeram uma bela vivacidade à gordura do salmão.
A delicadeza e a aromaticidade deste Brut destacaram ainda mais a beleza do prato.



Salvattore Espumante Brut
Serra Gaúcha - Flores da Cunha - RS - Brasil
Uva: Chardonnay - 11,0 % álcool
Método Charmat - açúcar residual 11,2 g/l
Perlage fina e consistênte, frutado (frutas cítricas, maça verde), floral e notas de pão tostado.
Ótima acidez, seco, refrescante.
Viram como as combinações são infinitas? É por isoo que todas as dicas que postamos aqui no BCA são o resultado do desejo de compartilhar, oferecendo a você uma variedade de combinações entre vinho e comida que convida à descoberta e à experimentação.
Vamos a receita:
1 posta de 500 gramas de salmão (sem a pele e sem espinhos)
3 alhos-porós picados (só a parte branca)
200 gramas de cogumelos shitake picados
1 colher (sopa) manteiga
1 rolo de massa folhada
Farinha q.b
Sal e pimenta a gosto
gema de ovo para pincelar
Preparo:
1. Aqueça uma frigideira e acrecente a manteiga, deixe derreter, acrescente o alho-poró e o shitake, refogue até ficar al dente, acerte o sal e a pimenta e reserve.
2. Coloque o refogado na geladeira para esfriar mais rápido.
3. Em uma bancada, abra a massa folhada , passe um pouco de farinha,
4. Coloque a posta de salamão bem seca no centro da massa e tempere com sal e pimenta, coloque o refogado já frio (drenado) por cima do salmão e feche a massa folhada, para fechá-la pincele as extremidades com gema.
5. Corte o que não for usar da massa e descarte.
 6. Pincele também a massa folhada por fora com a gema e leve ao forno preaquecido a 180 graus por 15 minutos ou até dourar a massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário