A linda cor amarela ensolarada da polenta, guarnecida de pêras e molho de gorgonzola prova que o trivial pode ser sublime!
Beber, Comer e Amar...
Má na cozinha preparando flor de polenta.
A polenta é um alimento cuja a história se perde no tempo. E o gorgonzola, queijo azul italiano por excelência que leva o nome de uma pequena cidade nos arredores de Milão, não fica atrás.
Para essa versão moderna de polenta usamos o gorgonzola dolce, isso mesmo, o gorgonzola possui tipos diferentes segundo sua DOP.
Gorgonzola Doce: maturação mínima de 50 dias, com massa espalhável, branco leitoso e marmoreio pouco evidente. O cheiro e o aroma são bem delicados com notas lácteas e vegetação rasteira. Mesmo o sabor não é muito agressivo, com um ligeiro picante, uma tendência doce evidente e, por vezes, nota amarga muito ligeira.
Gorgonzola Picante: na forma grande (cura mínima de 80 dias) na forma pequena (cura mínima de 60 dias), com massa cor de palha em que o marmoreio se destaca abundante, massa semidura, é compacta e plástica, mas muito solúvel no acabamento.
O perfil olfato-gustativo é intenso e agressivo.Olfato e aroma, muito evidentes e persistentes, apresentam notas de cogumelos, herbáceas e com maturação avançada também apresentam aromas de amoníaco, tudo sobre base láctea.
O sabor é dominado por uma sapidez pronunciada, especiaria intensa e, uma nota fial amrga aprecível e equilibrada.
Quem acompanha o BCA sabe que quando o assunto é harmonização quem dá o norte é o molho.
A combinação de gorgonzola e vinho, então, apresenta a particularidade dos tintos terem a propensão de acentuar os componentes ásperos do vinho, sobretudo os taninos.
Por isso, é preferível privilegiar os vinhos brancos, maduros e encorpados, macios e de doçura moderada, ou mesmo os espumantes de Método Clássico com envelhecimento mínimo de 36 meses.
Vamos a receita:
Ingredientes:
100 gramas de farinha de polenta
1/2 litro de água
sal a gosto
1 gema
1 colher (sopa) queijo grana padano ralado
Para o molho
200 ml de creme de leite fresco
120 gramas de gorgonzola doce
noz-moscada q.b
Pêras
1 pêra William
1 colher chá de mel
manteiga q.b
Preparo:
Ferva a água, acerte o sal, polvilhe a farinha de polenta, cozinhe por 40 minutos, mexendo sempre, acrescente a gema e o grana padano. Com duas colheres prepare as quenelles e disponha-as em um prato untado com manteiga, e mantenha aquecido.
Prepare o molho fervendo o creme de leite, reduzido a um terço, acrescente o gorgonzola fora do fogo e misture até derreter completamente, acerte o sal, adicione a noz-moscada, passe por uma peneira e mantenha aquecido.
Corte a pêra depois de descascada em cubos pequenos, refogue na manteiga, acrescente o mel e cozinhe deixando al dente.
Monte o prato colocando o molho de queijo no centro, depois 5 quenelles de polenta (formando o desenho de uma flor) e por fim um montinho de peras no centro, regue tudo com a manteiga do cozimento das pêras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário