terça-feira, 1 de novembro de 2016
Gamay
Embora a região de Beaujolais, no Sul da Borgonha, seja o lar da variedade Gamay, a cepa também é cultivada no Vale do Loire, onde elaboram com elas vinhos como o Rosé de Anjou e o Anjou Gamay. Na Suíça é cultivada extensamente, utilizando seu vinho em misturas com a Pinot Noir.
Aromas principais: Quando varietal apresenta aromas e sabores de morango, cereja, framboesa e floral.
Dependendo do processo de vinificação apresenta aromas e sabores de banana e chiclete (quando vinificada com a técnica de maceração carbônica). Raramente o Gamay passa por carvalho, mas quando passa apresenta aromas e sabores de baunilha, coco e tostado.
Caráter: Proporciona vinhos tintos leves, frescos e frutados, seus vinhos normalmente ácidos com pouco tanino, e às vezes, carente de estrutura, são sempre fáceis de beber, um dos poucos vinhos tintos que melhoram quando servidos um pouco gelados, o que os torna ideais para o verão.
O Gamay está no seu melhor ponto quando é bebido jovem; apenas o melhor Beaujolais das safras excepcionais são exceção.
Regiões chave: França (Beaujolais e Vale do Loire) e Suíça mas também é encontrada nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, África do Sul, Nova Zelândia, Croácia, Itália, Espanha, Portugal e Brasil (Miolo e Salton com bons exemplares).
Nenhum comentário:
Postar um comentário