sábado, 15 de outubro de 2016
Vinho Frascati San Carlo - Lázio - Itália harmonizado com Pasta Cacio e Pepe
Beber, Comer e Amar...
Os chefes italianos costumam dizer que as receitas aparentemente mais simples na verdade são aquelas mais difíceis de se realizar, essa máxima vale para esse prato.
Má na cozinha, preparando Pasta Cacio e Pepe, símbolo da cozinha romanesca, uma massa simples preparada com apenas dois ingredientes, queijo Pecorino Romano DOP e pimenta-do-reino moída na hora.
O segredo do prato está na emulsão entre a água do cozimento da massa, o queijo e a pimenta; não pode ficar nem sólido e nem muito líquido e sim cremoso.
Vou harmonizar com um exemplar também de Roma, o Frascati San Carlo - Lázio - Itália.
O Frascati é um vinho típico de Lázio, feito com uvas Malvásia e Trebbiano que abastece as adegas e restaurantes de Roma. Um vinho fresco, leve, versátil, vinho para o dia a dia.
Este tem aromas de frutas cítricas, um leve floral, bem refrescante e com uma boa acidez que desengordurou o paladar e acompanhou perfeitamente a massa cheia de técnicas que o Marcelo preparou com maestria.
Por falar em maestria, você sabe como os italianos comem suas massas?
"Observe os italianos comerem massas finas como o espaguete e não os verá enrolando os fios em garfos apoiados no bojo de colheres. Os italianos comem massas apenas com garfos. A técnica certa é espetar a massa perto da borda da tigela, em geral na posição de meio-dia ( e não no centro do montículo) e depois girar o garfo firmando-o contra a borda interna da tigela. Considera-se apropriado deixar algumas tiras de macarrão pendentes no garfo, quando se leva a boca.
Imagina-se que o hábito de girar o garfo contra uma colher de sopa originou-se no início do século XX, quando migrantes italianos pobres foram para os Estados Unidos e encontraram generosas quantidades de comida disponível, com o aumento da proporção de molho em relação à massa, foi preciso apanha-lo com colher. Inevitavelmente alguém teve a brilhante ideia de usar a colher para também ajudar a comer a massa."
Nenhum comentário:
Postar um comentário