quinta-feira, 3 de novembro de 2016
Vinho Toro Loco - 2013 harmonizado com Nhoque ao sugo
Essa harmonização foi feita há dois anos, quando o vinho Toro Loco da safra 2013 repetiu o feito de 2011 ganhando fama internacional ao conquistar medalha de prata no teste cego na tradicional International Wine and Spirit Competition se consagrando como um dos melhores e mais baratos vinhos do momento.
O vinho é feito de 100% Tempranillo, da região de Utiel - Requena - Espanha, não passa por barrica de carvalho é vendido por 3,59 libras. Aqui o site da Wine (distribuidora que tem exclusividade de vendas) vende por R$ 33,00.
Na época a notícia correu os quatro cantos e ficamos curiosos e literalmente sedentos para degustá-lo.
O Má foi pra cozinha e preparou um Nhoque ao sugo para harmonizar.
Degustamos uma taça do vinho antes para analisá-lo (como fazemos sempre), o vinho se mostrou fresco, frutado, senti cerejas e ameixa, um pouco magro porém bem feito, mas foi perdendo suas características.
Na hora da harmonização o vinho que sozinho prometia, combinado com a comida sumiu, os aromas foram se dissipando e os sabores cada vez ficando menos presentes.
Na hora pensei: O vinho é bom, mas como ele não evoluiu na taça melhor que seja consumido logo, sendo prefeito para uma reunião de amigos, pois a garrafa serviria à todos, não havendo tempo para perceber as tais discrepâncias.
A sua recomendação é importante: vinhos "simples" tem que serem consumidos mais rápidos.
ResponderExcluirObrigada Júlio! Frescor é tudo nesse caso.
Excluir