quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Você sabia que temos um Icewine brasileiro?


A vinícola Pericó lançou em outubro de 2010, numa delicada garrafa de 175ml, com o rótulo da artista plástica Tereza Martorano (gravura Vindima na Neve) o primeiro Icewine brasileiro. Mostrando ser possível fazer vinho do gelo na Serra Catarinense.
O processo de elaboração de um Icewine consiste em colher uvas perfeitamente maduras e com temperatura inferior a - 6ºC. Nessa condição a água que se encontra no interior das bagas congela e o gelo é separado do suco rico em açúcar pelo processo de prensagem das uvas, ficando retido dentro da prensa pneumática juntamente com a casca, as sementes, e o engaço.
O mosto de uva rico em açúcares é então fermentado a 10ºC por 60 dias, e posteriormente é estabilizado e colocado em barricas de carvalho francês.
O Icewine da Pericó, diferentemente dos produzidos na Alemanha, Áustria e Canadá, os quais são elaborados com uvas brancas, é feito a partir das uvas congeladas da tinta Cabernet Sauvignon que é cultivada a 1300 metros de altitude, no município de São Joaquim.


Segundo o produtor o vinho tem cor rosa granada com reflexos castanhos.
Aroma intenso e muito complexo com forte presença de frutas como uva passa, figo seco, tâmaras secas, ameixa seca e um discreto aroma de goiaba, apresenta também aroma floral lembrando rosas.
Na boca o ataque inicial é doce, mas em virtude da ótima acidez o vinho é equilibrado, persistente e denso, no retro olfato destacam-se as frutas secas que se percebem no aroma, lembra marmelada bem cozida.
Percebe-se nitidamente aromas de especiarias como baunilha e o chocolate.
Álcool 15%, consumo ideal 10ºC.
Harmonização: Queijos azuis, queijos de fungo branco e com ou após as sobremesas á base de peras, maças e frutas secas. Como um vinho de meditação pode ser apreciado sem nenhum tipo de alimento.
Sua primeira safra foi em 2009 apresentada em 2010
Sua segunda safra foi em 2010 apresentada em 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário