sexta-feira, 18 de agosto de 2017
Principais vinhos da Espanha - Penedés
A região vinícola de Penedés fica na Catalunha e é uma das várias Denominacíones de Origen existentes por lá.
Penedés tem uma ampla diversidade de condições climáticas e também uma variedade de castas de uvas diferenciadas, somando-se a isso o solo de argila, pedra calcária e areia resulta em uma gama de vinhos de qualidade, feitos com técnicas modernas e tratados em carvalho.
Em 1872 foi produzido o primeiro Cava, a partir dai a trajetória dos vinhos de Penedés mudou para sempre. No início do século XX, muitas bodegas familiares começaram a se especializar nessa bebida, hoje o Cava é a especialidade mais apreciada de Penedés com cerca de 175 produtores.
Por lei, o Cava pode ser feito em qualquer uma das seis regiões vinícolas da Espanha, no entanto 95% de todos os Cavas, e os melhores, são feitos em Penedés.
Para ser chamado de Cava, o espumante espanhol deve ser elaborado pelo mesmo processo empregado na produção do Champagne francês (segunda fermentação em garrafa). E deve ser produzido de uma ou mais dentre cinco variedades de uvas: Parellada, Xarel-lo, Macabeo e mais, Chardonnay e Malvasia; sendo as três primeiras mais comumente usadas.
Além do Cava, uma ampla variedade de vinhos tranquilos provém de Penedés. As bodegas que hoje se especializam em vinhos tranquilos têm a reputação de criatividade e rapidamente abraçaram as variedades internacionais como a Chardonnay e a Cabernet Sauvignon, que são plantadas em maior quantidade em Penedés do que em ouras partes da Espanha.
Muitos destes produtores produzem vinhos de estilo bastante moderno, cheios de fruta.
O produtor Miguel Torres é a figura central da história de sucesso dos vinhos tranquilos de Penedés, a vinícola Torres foi fundada em 1870 e hoje, produz dois milhões de caixas por ano.
Leia também: Principais vinhos da Espanha - Ribera del Duero
Nenhum comentário:
Postar um comentário