sexta-feira, 1 de setembro de 2017
Principais vinhos da Espanha - Priorato
Priorato é uma região vinícola, isolada e pequena, bem a oeste de Tarragona, na Catalunha.
No final dos anos 1980, um pequeno grupo de pioneiros produtores de vinhos aplicou técnicas modernas aos frutos de videiras antigas, para elaborar vinhos tintos concentrados e de alta qualidade. Uma região que até o início da década de 90 era então desconhecida, emergiu na cena internacional com vinhos excitantes e muito procurados, alguns dos quais derrubaram até os Riojas de maior prestígio, custando quatro vezes mais.
A região recebeu sua DOC em 2003.
Os vinhos mais famosos da região, todos tintos, são intensos, escuros e poderosos, de estrutura maciça, alto teor de álcool e de taninos, carregados de sabores de amoras e chocolate. A concentração desses vinhos resulta de parreiras velhas e com rendimento muito baixo, que se projetam de um solo pobre, rochoso e cheio de argila. Com dias quentes e as noites frias poucos cultivos sobrevivem além de parreiras e oliveiras.
Os vinhos do Priorato se baseiam essencialmente em duas uvas nativas a Grenache e a Carignan, além desas duas, alguns vinhos também contém pequenas doses de Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah e Tempranillo.
Diferente dos vinhos de Rioja ou de Ribera del Duero, esses vinhos não são categorizados com crianza, reserva ou gran reserva. E muitos amadurecem em barris novos de carvalho francês, e não em barris já usados de carvalho americano.
Na região também são produzidos vinhos tintos doces e fortificados, chamados de Vis dolces.
Entre as primeiras bodegas independentes que foram fundadas no Priorato, encontra-se Costers del Siurana e Alvaro Palacios (que colocou o Priorato no mapa), que continuam sendo duas das melhores.
Leia também: Principais vinnhos da Espanha - Rías Baixas
Fonte: Karen MacNell
Carolyn Hammond
Atlas Mundial do Vinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário