segunda-feira, 4 de setembro de 2017
Vinho Espumante e regiões produtoras - O resto da França
O resto da França
Em muitas regiões produtoras de vinho na França também são produzidos vinhos espumantes.
O termo crémant está substituindo cada vez mais a confusa série de nomes com os quais esses vinhos eram conhecidos, como mousseux e pétillant. Indica um vinho de qualidade superior à média, preparado seguindo o método tradicional e que às vezes inclui uma considerável proporção de Chardonnay, embora também sejam utilizadas muitas outras uvas.
A região do Loire é uma das mais importantes regiões produtoras de vinhos espumantes da França. Seus vinhos frescos e secos são feitos principalmente com Chenin Blanc; as denominações mais conhecidas são Saumur, Vouvray e Crémant do Loire. Na Alsácia e na Borgonha também se produz uma considerável quantidade de vinho espumante (Crémant da Alsácia e da Borgonha).
Mais ao sul, os vinhos espumantes mais interessante provêm de Limoux, no Languedoc, que tem a pretensão de haver produzido o primeiro vinho espumante da França. O frutal (com gosto de maça) Blanquete de Limoux, elaborado com a uva local Mauzac, compete agora com o moderno Crémant de Limoux, que incllui uma maior proporção de Chardonnay. Em Galliac, Jura e Savoie também se prepara vinho espumante mas raramente é exportado.
Leia também: Vinhos Espumantes e regiões produtoras - Champagne curiosidades
Nenhum comentário:
Postar um comentário