quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Principais produtores da Argentina - Bodega Luigi Bosca



Em 1890 Leoncio Arizu chegou à Argentina , fundou a adega em Mendoza em 1901. Lá, decidiu unir forças com a família Bosca e, fundaram o que hoje conhecemos como Bodega Luigi Bosca - Família Arizu.
Após 116 anos, o legado de Leoncio Arizu continua nas mãos de seus netos e bisnetos.
Os Arizu foram um dos protagonistas das grandes mudanças da viticultura argentina, participando ativamente da fundação da primeira DOC, em 1989: a Denominação de Origem Luján de Cuyo.
A adega está localizada no departamento de Luján de Cuyo. Os oito vinhedos de Luigi Bosca estão localizados em Mendoza: Luján de Cuyo, Maípu e Valle de Uco.
As diferentes variedades que lá são colhidas foram trazidas da Europa na última década do século 19.
Buscando respeitar o terroir tanto quanto possível, a Bodega Luigi Bosca decidiu adotar alguns dos princípios do sistema de cultivo biodinâmico, a promoção da biodiversidade é uma das chaves desse cultivo, que são aplicadas na Bodega. A vinha nunca foi isolada para que assim se sinta parte de um sistema que coexiste e se fortalece com outras espécies. 
Vinhedos:
Finca Los Nobles - Calise - Luján de Cuyo -  As comportas - 50 hectares localizados a 1050 metros acima do nível do mar.
Variedades plantadas: Malbec, Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, Cabernet Franc, Piot Noir, Chardonnay, Riesling.
Segundo site da vinícola é a fazenda onde nascem as uvas para os vinhos ultra premium da casa. Suas vinhas têm 90 anos e seu solo é arenoso, regado pelo manto, na maneira tradicional de Mendoza.
Finca La Linda - Viamonte - Luján de Cuyo - Vistalba -  32 hectares localizados 960 metros de Altitude.
Variedades plantadas: Malbec, Tannat, Chardonnay.
Segundo site da vinícola, devido ao seu caráter único, desta propriedade icônica da Vinícola Luigi Bosca, com vinhas com mais de 50 anos, nasceu o Luigi Bosca Malbec DOC.
Finca El Paraíso - Route 60 - Maipú - O paraíso - 296 hectares localizados a 780 metros acima do nível do mar.
v
Variedades plantadas: Malbec, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Petit Verdot, Pinot Noir, Syrah, Pinot Meunier, Chardonnay, Pinot Blanc, Sauvignon Blanc, Viognier, Gewurztraminer.
Segundo site da vinícola, é a extensão mais longa da adega de Luigi Bosca e aquela com maior variedade de vinhas. Possui sistema de irrigação mista, canais superficiais e gotejamento.
Finca Don Leoncio - Maipú - Barrancas -  220 hectares localizados a 820 metros acima do nível do mar.
Variedades plantadas: Malbec, Cabernet Sauvignon, Syrah, Tempranillo, Bonarda, Tannat, Chardonnay, Pinot Gris, Viognier.
Segundo site da vinícola, uma fazenda com vinhas com 20 anos de idade, com diferentes variedade européias. Fornece uvas de excelente qualidade para as diferentes linhas de vinhos da casa.
Finca La España - Rota 40 Sul - Luján de Cuyo -Carrodilla - 17 hectares localizados a 820 metros acima do nível do mar.
Variedades plantadas: Malbec, Petit Verdot, Pinot Noir, Merlot.
Segundo site da vinícola, Outra das antigas fazendas pertencentes à família Arizu (suas plantas têm 40 anos), com solo argiloso e muito boa drenagem. È plantado em sistema trellis e tem irrigação por gotejamento..
Finca Los Miradores - Carrillo Benigno Aguirre - Los Àrboles Tunuyán - Vale de Uco - 50 hectares localizados a 1.150 metros acima do nível do mar.
Variedades plantadas: Malbec.
Segundo site da vinícola, é a propriedade mais alta da família Arizu. Seus vinhedos têm mais de uma década plantadas e se adaptaram perfeitamente ao meio ambiente. Possui um moderno sistema de irrigação por gotejamento e suas uvas desfrutam de um caráter único.
Finca Miralejos - San Carlos - Altamira - 19 hectares localizados a 1120 de altitude.
Variedades plantadas: Malbec.
Segundo site da vinícola, localizado no coração do Vale de Uco, a 1120 metros acima do nível do mar, esta propriedade plantada na sua totalidade de Malbec tem um solo pedregoso que dá uvas de grande personalidade .
Finca Gualtallary Tupungato - Gualtallary - 15 hectares localizados a 1300 metros acima do nível do mar.
Variedades plantadas: Malbec
Segundo site da vinícola, essa propriedade é plantada na área mais importante do Departamento de Tupungato com 15 hectares de Malbec irrigados por gotejamento pressurizado.

Enólogos responsáveis: Pablo Cúneo e Vicente Garzia
Engenheiro Agrônomo Juan Sola

Nenhum comentário:

Postar um comentário