quarta-feira, 11 de julho de 2018
Queijos e vinhos pelo mundo - Chaource
Queijo francês produzido na região entre Borgonha e Champagne, leva o nome da pequena aldeia de Chaource, situada a 30 km a sul de Troyes, região de Aube
Os primeiros vestígios do queijo Chaource datam do século XII, sobreviveu aos séculos graças a uma tradição de queijo ancorada em seu terroir.
Originalmente destinado ao consumo familiar, o Chaource ganhou notoriedade durante o século XIX. Feito em fazendas, foi então adquirido por comerciantes os "cossoniers" para serem vendidos em mercados regionais e em grandes cidades como Paris.
Chaource é elaborado exclusivamente de leite de vaca integral. Sua crosta é mofada (Penicillum Candidum).
Sua massa é levemente salgada, untuosa, flexível e bastante firme e de sabor leitoso.
É comercializado a partir da terceira semana de maturação. Neste ponto, sua crosta deve estar totalmente branca e cheirar a cogumelos frescos. Quanto mais avança no amadurecimento sua massa vai amolecendo enquanto seu caráter vai se afirmando. Assim com cerca de 4 a 5 semanas de maturação a massa, vai desenvolvendo na periferia uma camada cremosa, enquanto a crosta branca vai apresentando um marmoreado (alaranjado). Os aromas ficam mais pronunciados e fortes e o sabor de nozes aparece.
Quando o assunto é vinho nada melhor para harmonizar com o Chaource do que vinhos brancos provenientes do mesmo solo como um Champagne de Aube, um Chablis ou mesmo um Borgonha Côtes d'Auxerre.
Você sabia...
Aube este departamento de Champagne está localizado entre Dijon (Borgonha), no sul, e Reims, no norte.
É a mais meridional das regiões produtoras de Champagne. Os vinhedos de Aube chamados Côte des Bar é o lar de muitos vinhos de alta qualidade.
Neste território do Aube, a uva Pinot Noir é predominante, o clima ameno e o solo particular da região dão diferentes vinhos de Champagne.
Aube, tem sido há muito tempo uma espécie crescente, cultivando uvas em grandes quantidades para casas influentes no norte de Reims e Epernay. De alguns anos pra cá, impulsionada por uma nova geração de viticultores de Champagne está produzindo vinhos que falam mais sobre suas origens do que sobre os gostos elegantes que transformaram o Champagne no que ele e hoje.
Leia também: Queijos e vinho pelo mundo - Chabichou du Poitou
Queijos e vinhos dupla mais que perfeita.
ResponderExcluir