quarta-feira, 4 de julho de 2018
Queijos e vinhos pelo mundo - Chabichou du Poitou
Queijo francês elaborado a partir de leite de cabra cru, o Chabichou du Poitou é herdeiro de uma tradição regional muito antiga. Não deve ser confundido com o simples "Chabichou" que pode ser feito em qualquer lugar!
Possui DOC desde 1990, sua área de produção é limitada. Corresponde ao Haut-Poitou calcaire que se estende por uma parte dos departamentos de Vienne, Deux-Sèvres e Charente.
O Chabichou du Poitou tem forma específica de um pequeno cone truncado, chamado "batoques" por analogia com o pedaço de madeira que antigamente fechava os barris de vinho.
Pesando cerca de 100 gramas, apresenta crosta muito plissada com uma fina flora natural, branca e amarelada.
Sua massa é muito branca, densa e firme, que pode se tornar ligeiramente quebradiça após o amadurecimento.
O processo de maturação dura três semanas em geral.
Quando jovem apresenta sabor doce e cremoso. À medida que amadurece sua crosta pode apresentar mofo azul e os aromas de nozes se revelam.
Quando o assunto é vinho, opte por vinhos brancos como o Sauvignon Blanc ou Sancerre.
Na França há um costume tenaz em oferecer vinho tinto para degustação de queijos mas na prática, o vinho tinto, quando é de qualidade, tem mais dificuldade em harmonizar com o queijo do que o vinho branco. Muitas vezes rico em taninos e ácidos, estabelece uma barreira para a apreciação dos sabores do queijo. Poderoso no paladar, e com retro olfato ,evita que o paladar se deixe levar pelos aromas do queijo. Felizmente, existem alguns vinhos tintos com características diferentes capazes de satisfazer esta expectativa de queijo e vinho tinto. Este é o caso do Beaujolais, então se preferir tintos, opte por ele.
Você sabia...
A lenda remota à origem da palavra "chabi" ao século 8 d.C. Esta palavra deriva de "chebli" que significa "cabra" em árabe. A história do Chabichou du Poitou provavelmente remota ao século VIII, quando os árabes invadiram o sul da França. Foram eles que trouxeram as criações de cabras para a região. Desde então, as fazendas de caprinos se desenvolveram em Poitou.
A crise da filoxera no início do século XX acentuou esse desenvolvimento de produção de caprinos; os produtores de vinho optam por criar cabras em vez de continuar a trabalhar com vinhos.
Leia também: Queijos e vinhos pelo mundo - Queijo Castellano
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário