quarta-feira, 8 de agosto de 2018
Queijos e vinhos pelo mundo - Cheshire
Cheshire é um queijo territorial britânico, um dos queijos mais antigos da Grã-Bretanha, remota a 1580.
É elaborado nos condados ingleses de Cheshire, obtém seu sabor único, em parte graças às minas de sal de Cheshire, que dão sabor à erva consumida pelas vacas do condado.
Seu processo de fabricação é semelhante ao do queijo Cheddar.
Sua massa é densa e quebradiça.
O sabor do queijo desenvolve-se com o amadurecimento.
Quando jovem é firme, quebradiço e branco, suave, leitoso e levemente picante no paladar. À medida que amadurece torna-se mais firme e escurece consideravelmente, adquirindo um sabor condimentado.
Possui duas variantes, o Red Cheshire onde o urucum é adicionado ao leite dando ao queijo um tom laranja avermelhado e, o Blue Cheshire que é amadurecido com moldes de cultura Penicillium.
Quando o assunto é vinho opte por vinhos fortificados como um Jerez Amontillado.
Você sabia...
O Jerez Amontillado é elaborado a partir da fermentação total do mosto de uvas Palomino e, é fruto da fusão de dois tipos de envelhecimento, o biológico, na fase inicial sob um véu de flor em que ao longo dos primeiros anos nas criadeiras o vinho adquire notas pulgentes e acentua seu palato seco. A partir de um certo momento o véu de flor desaparece e provoca uma segunda fase, o envelhecimento oxidativo, que gradualmente escurecerá o vinho, lhe dando concentração e complexidade.
Dependendo do equilíbrio entre as duas fases de envelhecimento (crianza biológica e crianza oxidativa) vai existir uma vasta gama de Amontillados.
Sendo assim, alguns Amontillados têm uma cor mais pálida e possuem notas que lembram levedura, e outros, no entanto, predominam as notas de envelhecimento oxidativo, especiarias e madeira.
Leia também : Queijos e vinhos pelo mundo - Chevreton de Mãcon
Nenhum comentário:
Postar um comentário