quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Queijos e vinhos pelo mundo - Chevreton de Mâcon (Maconnais)



Pequeno queijo cônico também chamado de Mâconnais, elaborado de forma artesanal com leite de cabra na cidade de Mãcon, no sul da Borgonha. Dependendo da época, o queijo também pode ser feito a partir de leite de vaca ou uma combinação de ambos os leites.
Possui AOC desde 2005.
De cor marfim, firme, cremoso e macio. À medida que amadurece, marcas de mofo azul podem começar a envolver o queijo, transformando-o de marfim para azulado, sua crosta se torna cinza e a pasta endurece.
Originalmente o Chevreton de Mâcon era o lanche dos viticultores acompanhado de vinhos locais.
Desde sempre, as cabras e as videiras estâo intimamente ligadas nesta região. E por boas razões, elas pastam nas encostas das videiras onde está a grande maioria de sua comida. Por outro lado, fornecem o estrume necessário para a videira.
Na época, o queijo de cabra e o vinho em maior totalidade eram a principal renda dos camponeses.
Hoje, a produção de queijo chega ao mesmo nível que o negócio do vinho, e a região goza de uma forte reputação em toda a Europa. A rota do vinho que atrai muitos turistas contribuiu bastante para esta fama.
Quando o assunto é vinho, o jovem Mâconnais irá liberar alguns sabores herbáceo, então, na hora da harmonização opte por um Mãcon-Village (Chardonnay), enquanto o Mâconnais mais amadurecido, terá um sabor mais lácteo e mais salgado, portanto, na hora de harmonizar opte por um tinto frutado Mâcon (Gamay Noir).

Você sabia...
Maconnais está localizada no sul da Borgonha, se estende por 50 km, entre Sennecey-le-Grand ao norte e Saint-Véran até a fronteira de Beaujolais. O Maconnais produz vinhos tintos de Pinot Noir e Gamay, mas é famoso pelos seus brancos feitos de Chardonnay.
O Mâconnais é uma sub-região da Borgonha. Além disso, há denominações regionais da Borgonha, uma denominação sub-regional Mâcon e cinco denominações municipais específicas.
Denominações regionais da Borgonha
Bourgogne
Coteaux Bourguignons
Bourgogne Aligoté
Bourgogne Passe-tout-Grains
Bourgogne Mousseux
Crémat de Bourgogne
Denominação sub-regional Mâcon
Mâcon é uma denominação  sub-regional da Borgonha que produz vinhos brancos, vinhos tintos e poucos rosés.
Na denominação de Mâcon, podemos adicionar :
As palavras "Villages" para vinhos brancos.
Um nome geográfico que indica o nome da comuna de origem das uvas.
Ou a menção "primeur" ou "nouvelle" para vinhos brancos ou rosés do ano.
As cinco denominações comunais:
As cinco denominações comunais têm os seguintes nomes:
Pouilly-Vinzelles, Pouilly-Fuissé, Pouilly-Loché, Saint-Véran e Viré-Clessé. Nessas comunas, os solos e as numerosas e variadas exposições das encostas dão diferentes vinhos de uma parcela para outra, de uma localidade para outra e na mesma comuna. Essas variedades geográficas menores são chamadas de "Climat". O nome do rótulo de origem controlada comunitariamente (Poully-Vinzelles, Poully-Fuissé, Poully-Loché, Saint-Véran e Viré-Clessé) pode ser seguido pelo nome de Climat que caracteriza a denominação. Os vinhos produzidos são apenas vinhos brancos da casta Chardonnay.

Leia também: Queijos e vinhos pelo mundo - Cheddar















Nenhum comentário:

Postar um comentário