domingo, 11 de novembro de 2018

Francesinha e Portonic - Porto de Verão



Beber, Comer e Amar...
Má na cozinha preparando Francesinha, prato típico e originário da cidade do Porto - Portugal.
A Francesinha é composta de duas fatias de pão de forma, recheadas com carne e embutidos, uma cobertura de queijo e molho picante, é sempre acompanhada de batatas fritas.
Segundo o restaurante A Regaleira a Francesinha foi inventada por Daniel David da Silva, português de Bouro que foi trabalhar no estabelecimento após retornar da França. Inspirado pela receita francesa do "Croque Monsieur" resolve criar um sanduíche aproveitando as carnes e os embutidos portugueses, inventando um molho picante para finalizá-lo.
Daniel dizia que seu prato foi uma homenagem as mulheres francesas que considerava "picantes".
A invenção de Daniel foi um sucesso instantâneo, em pouco tempo as pessoas começaram a fazer fila à porta do restaurante. Uma febre que virou um clássico, sendo replicada em todos os bares, cafés e restaurantes do Porto.
Durante muitos anos só os homens comiam Francesinhas devido ao picante do molho, pois a sabedoria popular considerava que o picante provocava alterações comportamentais, por isso as mulheres não podiam comê-las ou arriscavam ficar com má fama.
Hoje a iguaria é apreciada por todos, já não é somente servida no Porto. Por todo o país abriram espaços que servem Francesinha, e todos dizem ter a melhor.
O molho é o segredo do prato, os principais ingredientes são caldo de carne, cerveja e Vinho do Porto. O Vinho do Porto é que faz o molho brilhar.
Em 2011, o Aol Travel, site norte-americano de viagens, considerou a Francesinha um dos melhores sanduíches do mundo.
O restaurante A Regaleira fechou as portas em junho deste ano, mas serviu a receita original da Francesinha até o fim.
A iguaria portuense dá nome a diversos festivais que se realizam por todo país. O "Francesinha na Baixa", que vai para sua sexta edição, é um dos mais procurados.


Na hora da harmonização a Francesinha acompanha um fino - cerveja servida sob pressão num copo fino e alto.
Ai você me pergunta: E o vinho?
Então, antes da Francesinha ser servida recomenda-se um Portonic, um drinque à base de Vinho do Porto White, uma excelente forma de experimentar o vinho da região.
Você pega um copo Long Drink coloca 3 pedras de gelo, uma dose de Porto Branco, uma rodela de limão e completa com água tônica, mexa e aproveite.


Que tal prepara um Francesinha para o final de semana?
Eu como sempre, contribuo com a receita:
Ingredientes do molho (para 4 sanduíches)
Azeite
1 cebola grande
1 folha de louro
1 1/2 copo de vinho branco
4 copos de água
1 caldo de carne
7 colheres (sopa) de popa de tomate
2 colheres (sopa) de ketchup
2 colheres (sopa) de Tabasco
1 colher (chá( de molho inglês
1 cerveja branca
1 cálice de Whisky novo
1 cálice de Vinho do Porto White
1 colher (sopa) de maisena para engrossar.
Leite q.b (para dissolver a maisena)
Preparo:
Cobrir o fundo da panela com azeite, juntar a cebola picada e a folha de louro.
Deixar dourar a cebola e nessa altura começar acrescentar os ingredientes. Um a um. Todos eles devem ferver muito bem para que as suas propriedades sejam completamente absorvidas pelo molho que estamos a criar.
Depois de colocados todos os ingredientes e quando começar a ferver, retire a folha de louro, e com um fouet homogenize o molho para que fique tudo bem diluído, acrescente a maisena diluia em leite e mexa.
Acerte o sal e deixe ferver por cerca de 60 minutos em fogo baixo.
O molho da Francesinha nunca deve ser muito líquido nem muito grosso. Ele deve apresentar textura consistente, encorpada e diluída, e deve ser jogado quente em cima do sanduíche.

Ingredientes para 1 sanduíche:
2 fatias de pão de forma
4 fatias de queijo
1 bife de vaca fino
1 salsicha fresca ( aqui no Brasil linguiça fresca)
1 chouriço (aqui no Brasil linguiça defumada portuguesa)
1 fatia de fiambre ( aqui no Brasil presunto)
Sal e pimenta q,b
Preparo:
Corte a salsicha fresca ao meio, depois novamente ao meio no sentido do comprimento. Corte também o chouriço da mesma maneira.
Tempere o bife com sal e pimenta.
Grelhe o bife, a salsicha fresca e o chouriço.
Torre ligeiramente as fatias de pão de forma e distribua em dois pratos.
Coloque uma fatia fina de fiambre, o bife grelhado, a salsicha fresca cortada e o chouriço cortado, cubra com uma fatia de queijo e feche com a outra fatia de pão torrado. cubra o sanduíche com mais 3 fatias de queijo, e leve ao forno 200 graus somente para derreter este queijo, retire sirva logo em seguida regado com o molho que também deve estar quente. Acompanhado de batatas fritas.

Você sabia...
As principais castas para elaboração do Vinho do Porto Branco são: Viosinho, Malvasia Fina, Gouveio, Rabigato, Côdega, Donzelinho Branco, Esgana Cão e Folgazão.
O Vinho do Porto Branco varia em estilo de acordo com seu período de envelhecimento mais ou menos prolongado e seu grau de doçura.(Extra Seco, Seco, Meio-Seco, Doce e Lágrima)
Quase sempre, o Porto Branco é jovial e fresco.
Porém os mais raros podem ostentar as menções:
Indicação de idade: (10,20, 30 ou + 40 anos)
Colheita: Vinhos provenientes de uma só colheita de um só ano, envelhecidos em balseiros.








Nenhum comentário:

Postar um comentário