terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Você sabe o que é Vin Santo e como é produzido?



Em dezembro de 2014, o Papa Francisco recebeu o diploma honorário de sommelier da Associação Italiana de Sommeliers e foi presenteado com três garrafas do vinho de sobremesa Vin Santo. Você sabe o que é Vin Santo e como ele é produzido?
O Vin Santo é um tipo de vinho doce tradicional da Toscana e da Úmbria, é elaborado com uvas parcialmente passificadas, normalmente Trebbiano Toscano e Malvásia Branca, mas também pode ser produzido com Sangiovese, neste caso, é chamado de Vin Santo Occhio di Pernice (olho de perdiz).
Na elaboração do Vin Santo as uvas bem maduras porém firmes no cacho, são penduradas em caibros, dentro de salas de secagem; alguns produtores penduram cada cacho separadamente outros, preferem colocá-los deitados sobre esteiras.
Quanto mais longo for o processo de transformação da uva em passa, maior será a concentração de açúcar.
Após a prensagem o mosto resultante é levado para a Vinsantaia, uma espécie de sótão, onde ficam os caratelli (pequenas barricas) que são cheias até 3/4 de sua capacidade, o restante da barrica é completado pela madre (uma massa residual cheia de leveduras do barril onde foi feito o vinho do ano anterior). Assim, eles facilitam o início da fermentação e mantém o mesmo padrão em todas a safras.



O caratelli então é lacrado e a bebida amadurece sem ser tocada por três a oito anos. Esse longo período de envelhecimento confere ao vinho um sabor delicado, aromas que lembram geleia de damasco, nozes  amêndoas, toques de mel e caramelo, teor alcoólico de 16º, uma cor que vai do dourado ao âmbar escuro.
Pode apresentar-se nas versões seco, abboccato, amabile e dolce, com níveis crescentes de açúcar residual, respectivamente.

Você sabia...
Esse vinho sempre foi um símbolo de amizade pra os italianos, os vinhateiros toscanos garantem que, ao compartilhar um copo de Vin Santo, descobre-se mais que um maravilhoso vinho, ele abre as portas da amizade.
Existem várias teorias a respeito da origem do nome, a versão mais provável, é a associação deste vinho com o seu uso comum durante a missa.
Quanto a harmonização, nada como um Cantucci biscoito de amêndoas, muito consumido na Toscana, seco e duro.
A brincadeira é molhar o biscoito no vinho, uma delícia! Mas também pode-se degustar o Vin Santo acompanhado de um bom gorgonzola, ou até mesmo sozinho, é magnífico.
Deve ser servido gelado 12º.
Quer a receita do Cantucci Toscano para impressionar seus convidados?
Digite Sim nos comentários que postarei.

Um comentário: