sexta-feira, 12 de junho de 2020
Dia dos Namorados com Dicas de Risotos e Vinhos
Que tal preparar um risoto para comemorar o Dia dos Namorados?
O BCA dá a dica do preparo e a dica do vinho, para sua noite ficar mais do que especial.
Um prato simples de fazer como o risoto, pede vinhos simples! Os brancos e tintos italianos são a escolha natural mas existem muitas opções, além destas.
Algumas de nossas favoritas:
Básico: experimente um Pinot Grigio, um Soave, um Macabeu ou um Chardonnay pouco envelhecido.
De Aspargos: opte por um Sauvignon Blanc do Loire, de Rueda, do Penedés, da Califórnia, da Nova Zelândia, do Chile ou por um Pinot Blanc.
De Ervilhas ou Abobrinhas: os mesmos que os de aspargos, mas com um leque maior de opções. Some á lista os Chardonnay leves e os cortes Chardonnay-Sauvignon.
De Abobrinha ou Abóbora: acompanhe o gosto adocicado com um saboroso Verdicchio, um Verdejo, um Côtes-du-Rhône branco, ou um Viognier.
De Marisco: um Frascati, leve e delicado, um Pinot Grigio, ou Chardonnay não envelhecido.
De Frango: caso prefira vinho branco, qualquer vinho suave e moderado. Caso tenha de ser tinto, um Docetto d'Alba, um Chianti.
De Champignons: o Pinot Noir seja de Borgonha ou do Novo Mundo, os tintos monovarietais do Sul da Itália, como o Nero d'Avola, um Mencia do Bierzo são também apropriadamente terrosos.
De Trufa: Deixe de modéstia e sirva-o com um tesouro italiano como o Barolo, o Barbaresco, o Amarone, ou com um Super Toscano, também um Sangiovese ou Nebbiolo.
Ao Vinho Tinto: o risoto preparado com vinho tinto deve ser servido com vinho tinto.
Preparar um bom risoto é simples, basta saber como fazer...
Comecemos pelos ingredientes para uma preparação básica para 2 pessoas:
180 gr de arroz para risoto
1 cebola grande
2 litros de caldo de legumes caseiro
1 copo de vinho branco
30 gramas de manteiga
azeite a gosto
parmesão ralado na hora
Agora, vamos ao preparo:
1. Faça o caldo de legumes com 2 cenouras, 2 hastes de aipo, 1 cebola grande, sal e um pouco mais de 2 litros de água. Deixe ferver, depois de pronto deixe a panela em fogo baixo para manter o caldo quente.
2. Corte a cebola em cubinhos, coloque um pouco de azeite no fundo da panela, quando estiver quente adicione a cebola picada, adicione uma pitada de sal frite até ficar transparente.
Em seguida adicione o arroz, misture e refogue por alguns minutos, até ouvir os grãos chiarem. esta fase é fundamental para a cocção do grão e para a cremosidade final.
Refogado o arroz adicione o copo de vinho, depois que evaporar, adicione uma concha de caldo de legumes somente para cobrir o arroz. A partir de agora, o risoto deve cozinhar cerca de 18 minutos, mexa frequentemente, mantendo o fogo médio e adicionando 1 concha de caldo de legumes á medida que ele tende a secar.
Depois de cozido, adicione a manteiga e o queijo parmesão ralado na hora, misture vigorosamente com uma colher de pau.
Nenhum comentário:
Postar um comentário