quarta-feira, 17 de junho de 2020
Linguini al pesto - Harmonização - Sauvignon Blanc
Beber, Come e Amar...
Má na cozinha preparando Linguine al Pesto.
No meio da semana não há nada melhor do que uma receita prática e saborosa acompanhada de um vinho para relaxar.
O Linguine é a massa ideal para acompanhar o molho pesto, um molho italiano, cujo o nome vem do verbo pestare que significa "socar".
O molho Pesto é um molho servido cru, o ideal é preparar e servir na hora, assim ele não perde a cor e a textura.
No preparo opte por sal grosso, ele não escurece as folhas, deixando o molho mais vivo.
Escolhemos para harmonizar um branco do terroir missioneiro, um Sauvignon Blanc da Vinícola Fin. Vinho versátil que apresenta boa relação qualidade-preço.
Sauvignon Blanc do produtor - elaborado nas Missões Jesuíticas do Rio Grande do Sul - Paralelo 30 da Campanha Gaúcha.
Aroma intenso lembrando abacaxi, o nariz apresenta também notas cítricas.
Vinho extremamente leve, harmônico e refrescante.
Um vinho que com sua intensidade de aromas e agradável acidez equilibrou a massa, que também possui uma grande complexidade aromática.
Um daqueles vinhos fáceis de beber onde a garrafa se esvazia num piscar de olhos!
Que tal preparar essa maravilha de massa?
Eu como sempre, contribuo com a receita
Linguine al pesto
Ingredientes do molho pesto
2 xícaras (chá) de folhas de manjericão fresco
100 ml de azeite extra-virgem
3 colheres (sopa) pinoli (usei nozes)
2 dentes de alho (sem a parte verde de dentro)
50 gramas de queijo parmesão ralado na hora
50 gramas de queijo pecorino ralado na hora
Sal grosso q.b
Coloque o alho e uma pitada de sal grosso no pilão e soque até formar uma pasta grossa.
Faça movimentos circulares, esfregando os ingredientes contra as laterais do pilão.
Separe as folhas de manjericão lave e seque bem, junte-as a pasta de alho amassando-as devagar até que formem uma polpa, junte as nozes e os queijos, esmagando e incorporando bem, sempre com movimentos circulares contra as laterais das paredes.
Vá acrescentando azeite pouco a pouco.
Preparo do prato
Cozinhe o Linguine al dente, separando uma xícara da água do cozimento
Adicione a massa cozida o molho pesto e vá acrescentando colheres da água do cozimento para dar cremosidade, mexendo vigorosamente.
Sirva em seguida.
Você sabia...
Sauvignon Blanc
De origem francesa é uma das variedades brancas de maior prestígio no mundo dos vinhos, tratando-se de uma variedade adaptável a muitos climas e que está presente em quatro continentes (exceto Ásia), Seu nome vem da palavra "sauvage", que significa selvagem.
As curvas de maturidade da Sauvignon Blanc são diferentes, de acordo com o microclima e a geografia onde ela é plantada, o que garante sabores e características diferentes.
França - a Sauvignon Blanc destaca-se em Bordeaux e no Vale do Loire.
Em Bordeaux, as regiões de Graves e Pessac-Léognan produzem brancos secos, geralmente fermentados e envelhecidos em madeira, podendo ou não conter Semillon em sua composição.
Os Sauvignon Blanc de Sancerre são provavelmente os mais finos brancos produzidos no Vale, são elegantes, aromáticos e acompanhados de acidez refrescante, notas minerais, frutas cítricas e herbáceo. Localizada na margem oposta do Loire, Pouilly-Fumé produz brancos mais frutados e com notas herbáceas menos intensas.
Nova Zelândia - O reconhecimento da Nova Zelândia como país produtor de vinhos de qualidade deve-se muito a Sauvignon Blanc.
Os brancos distintos e de toques herbáceos de Marlborough são uma referência mundial para a Sauvignon Blanc.
E.U.A - A Califórnia é o principal produtor de Sauvignon Blanc da América do Norte mas também há plantações nos estados de Oregon e Washington. Os Sauvignon Blancs californianos (também conhecidos como Fumé-Blanc) podem variar entre dois estilos distintos: os de influência neozelandesa, com nuances de frutos tropicais, notas cítricas e de maracujá: e os Fumé-Blanc de influência francesa, particularmente da região de Pouilly-Fumé, que são mais redondos e marcados por notas de frutas brancas.
Chile - A situação da Sauvignon Blanc no Chile é peculiar. Isso porque parte do que vinha sendo comercializado como Sauvignon Blanc, na verdade, era feito a partir de Sauvignonasse, cepa que gera vinhos com menos distinção. Á medida que novos vinhedos de verdadeira Sauvignon Blanc foram plantados, a qualidade dos brancos elaborados no país têm melhorado de qualidade. Destaque para as regiões de Casablanca- San Antonio.
África do Sul - Encontra-se Sauvignon Blanc em diferentes estilos. Alguns dos vinhos são leves, frescos e apresentam toques herbáceos. Outros, tendo passado por madeira, ganham estrutura e complexidade e acabam por desenvolverem toques vegetais e de frutos secos.
Brasil - A Sauvignon Blanc está em fase de expansão. A variedade vem sendo cultivada principalmente nos estados do Rio Grande do Sul, e Santa Catarina. vale ressaltar que a cepa Sauvignon Blanc de Santa Catarina apresenta nuances raras, notas minerais e aroma de polpa branca, apresentando também potência na boca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário