quinta-feira, 21 de março de 2019

O que são vinhos de guarda



Hoje são poucos os vinhos que merecem ser guardados, a maioria dos vinhos atualmente são feitos para serem bebidos jovens. Há algumas variedades e estilos que se tornam melhores quando guardados por um tempo na adega, pois suavizam, arredondam, desenvolvem e amadurecem.
São os vinhos de guarda. Mas para poder envelhecer bem eles precisam ter uma base de uva de boa qualidade e uma boa estrutura de taninos aliados a uma ótima acidez, pois não adianta o vinho ser extremamente tânico e não ter acidez, sem ela ele perderá o frescor rapidamente; e por fim uma base rica em fruta, uva boa e madura, caso contrário com o tempo o vinho ficará completamente sem gosto.
Exemplos de vinho de guarda - vinhos com poder de permanência:
Champagne safrado produzido apenas nos anos específicos, anos excepcionais, envelhecem soberbamente devido aos níveis marcantes de acidez e ótimo equilíbrio.
Os principais vinhos das mais aclamadas vinícolas, ditos Premium, ou o top da linha.
Vinhos doces afetados por Botrytis e Portos de safra.
Os grandes Cabernet Sauvignon principalmente os de Bordeaux.
Pinot Noir da Borgonha.
E os italianos Barolo, Brunello e Barbaresco.
Se você vai investir em vinhos de guarda, certifique-se em investir também no lugar para guardá-lo. Uma adega adequada é a chave para manter o vinho em sua melhor condição e assegurar seu justo valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário