segunda-feira, 3 de junho de 2019
O sommelier e seu Tastevin
Tastevins são taças para experimentar vinhos, em geral rasas e de prata, muitas vezes ridicularizadas como sendo o adorno arrogante de sommeliers intrometidos. Foram inventadas para se provar vinhos em adegas escuras.
As taças eram mais portáteis e menos frágeis do que os copos de vinho. Mais importante, possuem endentações circulares nas laterais que refletem a luz de uma vela por trás da base de metal da taça e possibilitam determinar, mesmo numa adega escura, a clareza de um vinho acabado de sair do barril.
Durante o Renascimento francês, um sommelier comprava o título e pagava para fazer parte da comitiva do rei ou de um nobre. Em viagem, o sommelier responsável pela armazenagem de comida e vinho mantinha essas provisões numa carruagem chamada somme. Contudo, simplesmente armazenar as provisões não era a tarefa mais importante do sommelier, que era de garantir a condição dos perecíveis. Ele fazia isso correndo risco, experimentando um pedaço de cada comida e um gole de cada vinho antes de serem apresentados ao senhor. Se a comida ou o vinho estivesse envenenado por algum inimigo, o sommelier era o primeiro a saber. Antes da década de 80 a palavra sommelier ás vezes lembrava uma caricatura de conselheiros de vinhos, vestido de smoking, tastevin pendurado ao pescoço, habilmente intimidando os clientes do restaurante a consumirem vinhos. Após a década de 80 essa imagem se tornou tão ofensiva que a maioria dos sommeliers americanos se recusou a usar smoking, abandonou o tastevin e começou a se intitular compradores de vinhos em vez de usar a palavra francesa.
Hoje um sommelier escolhe os vinhos, abastece a adega do restaurante, monitora o inventário de vinhos, realiza sessões de treinamento para sua equipe e trabalha na sala de jantar recomendando os vinhos.
Embora cada vez mais restaurantes pelo mundo afora contratem sommeliers, não admira que a Itália, onde existe uma paixão muito grande pelo vinho e pela comida, tenha mais sommeliers do que qualquer outro país (inclusive a França) cerca de 8 mil indivíduos, segundo a Comissão Italiana de Comércio. Em todo o mundo, os sommeliers muitas vezes aspiram obter o prestigioso grau de Master Sommelier atribuído pela Court of Master Sommeliers, com sede em Londres. Para obter o título de Master Sommelier (curso criado em 1977, atualmente com 230 membros ), os sommeliers devem passar por uma desafiante prova de degustação que dura três dias e por um exame escrito.
Fonte: Karen MacNeil
Nenhum comentário:
Postar um comentário