sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020
Soave Classico e Spaghetti Al Limone
Beber, Comer e Amar...
Má na cozinha preparando Spaghetti Al Limone, prato leve, perfeito para o verão.
Uma das receitas mais simples da culinária napolitana, que provavelmente foi feita pela primeira vez em uma das cozinhas de pequenos produtores de limão da Costa de Amalfi.
Pitoresca, a Costa Amalfitana é conhecida por sua costa íngreme, e sua vegetação mediterrânea, onde os limões crescem em abundância pelas árvores nos jardins e terraços nas falésias.
O prato de hoje é uma receita humilde, que se tornou uma maravilhosa especialidade local.
No seu imediatismo, este prato, simples e refinado ao mesmo tempo, requer ingredientes de qualidade. É claro que o Marcelo não usou o limão Amalfi, IGP desde 2001 e conhecido localmente como "Sfusato d'Amalfi, na nossa região só encontramos o limão siciliano. Porém, usamos um queijo pecorino e uma boa massa.
O segredo para a preparação do Spaghetti Al Limone é deixar as cascas de 3 limões para infundir em um litro de água por 12 horas ou durante a noite. Está será a água na qual o espaguete será cozido.
Vale notar que a massa é cozida em uma quantidade pequena de água, é importante colocar o macarrão em uma panela grande para que o macarrão fique na horizontal e continuar mexendo enquanto cozinha. O resultado é um espaguete cremoso, que na realidade, é apenas o amido da massa que é liberado na água de limão.
Na hora de harmonizar, esta massa muito generosa e fresca que é uma explosão de sabores e aromas, pede um vinho branco igualmente fresco e amigável, que vai combinar com a redondeza do molho que se formou no processo de cozedura, juntamente com o pecorino e as raspas do limão.
Escolhi o Soave Classico DOC Le Bine
Elaborado com 70% Garganega e 30% Trebbiano di Soave, um vinho de nariz intenso com aromas florais e frutados, em boca confirma o nariz, enriquecido por uma agradável nota cítrica que fez um bom acordo com o prato, uma ligeira mineralidade acrescentou complexidade ao seu caráter frutado e floral.
Que tal preparar essa maravilha para seu final de semana?
Eu como sempre, contribuo com a receita:
Spaghetti Al Limone
Ingredientes
250 gramas de espaguete
3 1/2 limões (usamos siciliano)
100 gramas de pecorino
1 punhado de folhas de basílico fresco (manjericão folhas largas)
1 litro de água
4 colheres de sopa de azeite
sal q.b
pimenta preta q,b
preparo:
1. Lave 3 limões, corte-os em 4 e remova a polpa. Coloque apenas a casca em uma tigela com 1 litro de água morna.
Cubra e deixe descansar por 12 horas ou até o dia seguinte. Após este período, coe a água com a infusão de limão em uma panela pequena e deixe ferver.
2. Em uma panela grande com lados altos, adicione uma concha da infusão de limão quente, um pouco de azeite e uma pitada de sal e, quando ferver novamente, adicione o espaguete na panela.
3. Continue misturando e adicione mais uma concha da infusão de limão quente, uma concha de cada vez, até que o macarrão esteja cozido. Não deixe a panela secar ou o espaguete grudar. Rale a casca de meio limão.
4. Quando a massa for removida do fogo, adicione mais azeite, as raspas de limão e misture bem. Adicione o manjericão rasgado e misture novamente.
5. Sirva imediatamente com, pimenta preta e pecorino, ambos ralados na hora em cima do prato.
Você sabia...
A área de produção do Soave DOC incluí todo ou parte do territórios dos municípios de Soave, Monteforte dAlpone, San Martino Buon Albergo, Lavagno, Mezzane, Caldiero, Colognola ai Colli, Illasi, Cazzano di Tramigna, San Bonifacio, Roncá, Montecchia di Crosara e S. Giovanni Ilarione.
O uso da especificação "CLASSICO", além da denominação "SOAVE", é reservada para o vinho obtido a partir de uvas colhidas e vinificadas nos territórios dos municípios de Soave e Monteforte d'Alpone, onde está localizada a área original, denominada zona "histórica".
As castas para a elaboração do Soave são Garganega (igual ou maior 70%), Trebbiano di Soave e Chardonnay (igual ou menor 30%), também podem incluir, até um máximo de 5% de uvas provenientes de videiras brancas e não aromáticas cultivadas na província de Verona.
SOAVE DOC
Elaborado para ser bebido jovem ou 2 anos após colheita, um vinho fácil de beber do qual não se espera nem complexidade, nem potencial de envelhecimento.
SOAVE CLASSICO DOC
Um branco mais complexo, cuja zona de produção fica restrita nas colinas nos municípios de Soave e Monteforte d'Alpone.
SOAVE SUPERIORE DOCG
Um branco mais ambicioso, provém de uma cuidadosa seleção de vinhedos e uvas, prestando especial atenção à evolução do vinho na adega.
Quando vinificado e/ou envelhecido em madeira, desenvolve um tom cremoso que se mistura com os elementos frutados e florais.
RECIOTO Di SOAVE DOCG
um vinho de tradição muito antiga. É obtido secando as melhores uvas "le recie", a parte alada do cacho garganega, com as uvas mais ricas em açúcar e melhor expostas ao sol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário