sábado, 25 de julho de 2020

Vinho e Empanadas


Beber, Comer e Amar...
Má na cozinha, preparando Empanadas.
Quando falamos em Empanadas logo pensamos na Argentina, mas a empanada é muito comum em países de colonização espanhola.
Chegaram à Argentina, através dos espanhóis, que herdaram dos árabes, que por sua vez herdaram dos persas.
Na Argentina elas se tornaram um prato típico, cada província tem sua receita. Assim, a variedade de empanadas por lá é muito grande, pois dependendo da região muda o sabor da massa e do recheio.
Podem ser assadas em forno tradicional ou fritas em óleo misturado com banha, salgadas ou doces.
A típica empanada de carne deve ser recheada com carne picada na faca para dar mais suculência.
Um mapa de sabores: No norte leva carne e/ou batatas picantes, em Cuyo com muita cebola. Ao sul, o recheio pode ser de carne de cordeiro e por ai vai.
Saindo do forno, douradas, frescas e perfumadas as empanadas de hoje foram recheadas de carne, cebolas caramelizadas e uvas passas.
Quando o assunto é vinho, devido a grande diversidade de recheios, as empanadas também podem ser harmonizadas com uma grande variedade de vinhos.
Geralmente as temperadas com cominho e páprica doce exigem um tinto encorpado, como por exemplo um Cabernet Sauvignon.
Já um Tempranillo ou um Merlot podem combinar perfeitamente com as que levam azeitonas, linguiça e frango no recheio.
Embora o tinto seja sempre recomendado para as empanadas, nada impede degustar um branco com uma recheada com  queijos, que fica divina com um Chardonnay envelhecido.
No nosso caso, com as cebolas caramelizadas e as passas precisavamos de um Malbec para combinação ficar perfeita, escolhemos um Malbec argentino de Medonza.
El Enemigo do enólogo Alejandro Vigil e Adriana Catena - Catena Zapata
Malbec (85%), Cabernet Franc (15%)



Após uma hora no decanter mostrou no nariz frutas negras e toques de especiarias. Na boca, confirma o nariz é sedoso, carnudo com taninos marcados, porém maduros, bom equilíbrio e acidez e bom final de boca.
Que tal preparar essa iguaria para seu final de semana?
Eu como sempre, Contribuo com a receita:
Massa da Empanda
500g de farinha de trigo
115g de banha de porco
1 xícara de água
10g de sal

Modo de preparo
Coloque a água em uma panela no fogão e deixe até que fique morna. Desligue o fogo, acrescente a banha e deixe derreter.
Simultaneamente, coloque a farinha em uma bacia (peneire se preferir) e adicione a pitada de sal. Depois adicione a mistura de água com a banha ainda quente.
Amasse até formar uma massa lisa. Embrulhe-a num pano ou em filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 4 horas ou até 24 horas.
Depois disso, corte a massa em 12 porções, formando bolinhas como na foto acima. Estique-as usando um rolo e corte em discos.

Recheio
400g de patinho bem picada na faca refogada ao seu critério (Não refogue totalmente, aqui é importante deixá-la ainda um pouco crua para seu cozimento terminar no forno)
400g de cebolas caramelizadas (que você prepara cozinhando-as em fogo baixo com 2 colheres de sopa de açúcar mascavo)
uvas passas
misture tudo para preparar o recheio

Modo de rechear as empanadas
Pegue um disco de massa e coloque uma colher do recheio no centro. Para fechar o salgado, segure as bordas e aperte-as com os dedos, juntando uma pontinha da massa na outra. Forme uma espécie de renda na borda.
Coloque as empanadas em forma untada com um pouco de óleo.
Pincele as empanadas com gema de ovo misturada ao leite ( uma gema para uma xícara de leite) e polvilhe com açúcar (opcional). O forno deve estar muito quente. Asse por 10 minutos.






2 comentários:

  1. Carla, adorei este post com receita, alias uma receita prática de pelo que vejo uma delicia! Vou fazer com certeza. Depois dou meu parecer rs rs

    ResponderExcluir
  2. Maninha orgulhosa, quando fizer mande algumas para mim!

    ResponderExcluir