Aqui no BCA harmonizar vinho e comida é coisa corriqueira. Mas você sabia que também podemos combinar com o mesmo prazer gustativo café e algumas comidinhas! Pois assim como no vinho, é cientificamente comprovado que o café tem centenas de sabores.
Então, ainda no ritmo de comemoração do dia Nacional do Café que foi ontem, 24 de maio vamos embarcar nesta viagem cheia de energia!
Mas antes de embarcar nos emparelhamentos, é preciso primeiro entender que cada grão tem um sabor particular. Assim como as regiões vinícolas, é possível categorizar os sabores do café de acordo com os países que o produzem, e aqui dentro do Brasil de acordo com as regiões.
É preciso estar atento à origem do grão, mas também à torra (clara-média-escura) e ao modo de preparo. Um café de filtro, por exemplo, terá menos força na boca do que um café passado por uma cafeteira italiana.
Sempre lembrando que no café há um lado ácido, um lado amargo e um lado frutado e doce.
Algumas possibilidades:
Se você consome frutas no café da manhã. Um café muito ácido com uma fruta cítrica pode dar um resultado excessivo na boca.
Mamão, melão e banana se beneficiam de um cafe de torra média, com mais doçura e redondeza.
Não abre mão de um croissant ou brioche. Prefira um café forte, mas levemente torrado, com notas de melaço e cacau, para realçar a gordura dos pães.
Vai de bolo no lanche da tarde. O café aveludado se presta bem, pois é composto de muitos aromas, mas não é muito forte na boca.
Agora o queijo!!! É uma das coisas que combinam melhor com café, mas para uma combinação bem-sucedida, lembre-se de uma coisa: um queijo forte pede um café encorpado.
Para queijos mais frescos, opte por um café com sabor menos intenso, mas com uma leve acidez próxima à do queijo degustado.
O café também pode ser usado na cozinha para enriquecer os sabores.
Aviso aos amantes do churrasco!!!! Você que está acostumado a marinar carnes em azeite, limão e vinho, aqui vai uma sugestão de marinada com café para carne bovina que vai te surpreender.
Basta misturar alho, cebola, café forte, vinagre balsâmico, mostarda, açúcar mascavo, sal e pimenta as quantidades ficam ao seu critério dependendo do peso e corte de carne, uma dica é ir experimentando até que fique do seu gosto.
Adicione os bifes e deixe marinar por 1 hora em temperatura ambiente.
Agora é só grelhar e terá um agradável sabor de café.
Dizem que deglaçar um refogado de cogumelos com cafe fica divino, mas essa receita ainda não tentamos.
O que também faz sucesso aqui em casa é o bom cafezinho coado, aí você saboreia um pedacinho de cocada queimada, e vai à loucura com a combinação de sabores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário