quarta-feira, 1 de junho de 2022

Chanfana! Uma iguaria portuguesa que vale a pena conhecer.


Beber, Comer e Amar...
A comida e o vinho de uma determinada região representam a identidade cultural da mesma facilitando o conhecimento das tradições, história e costumes do seu povo.
É por isso, que aqui no BCA a gente não se restringe somente a harmonização, junto a ela estão o prazer de Beber, Comer e Amar e outros tantos prazeres a esses relacionados.
Hoje, o Má está na cozinha preparando Chanfana.
Prato típico da Região Centro de Portugal dos concelhos de Miranda do Corvo e Lousã, pertencentes ao distrito de Coimbra.
Um prato histórico cuja a receita é transmitida de geração em geração, elaborado com cabra velha e vinha d'alhos, assada dentro de panelas de barro preto.
Conta a lenda que o prato surgiu no Convento de Semide, as monjas recebiam como forma de pagamento vários gêneros alimentícios e animais entre os quais o vinho, o azeite e a cabra velha. Abatiam a cabra velha, assavam-na em vinha d'alhos - uma marinada deliciosa, de sabor acentuado, estratégia ora para conservar, ora para amaciar, ora para tornar mais saborosa.
Quando o assunto é vinho, você pode optar por uma harmonização regional pois tanto Miranda do Corvo como Lousã possuem uma forte e rica tradição enogastronômica. Apesar de não serem consideradas regiões vitivinícolas, apresentam duas freguesias produtoras:
Freguesia de Lamas do concelho de Miranda do Corvo - Vinho de Lamas
E o vinho da Quinta de Foz do Arouce do concelho de Lousã na região das Beiras - Vinho de Beiras.
Nós optamos tanto para vinha d'alhos como para a harmonização um vinho da Bairrada, outra região que tem a casta Baga como estrela.
Rica em acidez para retirar um pouco da untuosidade do prato, concentrada em aromas e com boa estrutura combinou por similaridade com esse prato tão robusto.



A carne de cabra velha não achamos (risos) mas compramos um cabrito fresquinho lá no Mercado Municipal de São Paulo - Rei do Cabrito - Rua E - Box 27
A Chanfana ficou assando por três horas e meia no forno, uma dica super boa é vedar a panela de barro com papel alumínio para uma cocção melhor.
Vamos a receita:
Ingredientes:
1 kg de carne de cabra
1 garrafa (750 ml) vinho tinto de boa qualidade
4 dentes de alho amassados
1 colher (sopa) sal
1 colher (sopa) colorau
100 ml de azeite extravirgem
2 folhas de louro

Preparo:
Distribua a carne na panela de barro, tempere com sal, alho, colorau, azeite e louro.
Por fim, regue tudo com o vinho, misture e deixe marinando com a panela tampada (geladeira) por 24 horas.
No dia seguinte, envolva a panela de barro tampada com papel alumínio para total vedaçao.
Asse em forno preaquecido a 180 graus por 3 horas ou 3 horas e meia dependendo do seu forno.
Sirva acompanhada de batatas cozidas para aproveitar o rico molho que se forna do cozimento.







Nenhum comentário:

Postar um comentário