segunda-feira, 15 de maio de 2017

Termos franceses que talvez você não conheça Parte 3




Encépagement: as diversas variedades de uva usadas em determinado vinho.

En coteaux: videiras plantadas em encostas, em geral produzindo um vinho superior.

En primeur: método de compra segundo o qual o vinho é comprado antes de ser liberado. Também conhecido como mercado futuro. Comprar um vinho en primeur permite aos colecionadores a certeza de obterem determinados vinhos. Os vinhos mais prováveis de serem vendidos en premeur são os Bordeaux dos produtores mais importantes.

Extra Brut: Champagne ou espumante com uma dosagem de doçura mínima (menos de 0,6%). Mais seco do que o Brut.

Extra-Seco: facilmente confundido com Extra Brut, o significado é exatamente o oposto. Um Champagne ou espumante extra-seco é ligeiramente mais doce do que o Brut.

Garrigue (charneca): palavra usada para descrever a paisagem árida da Provença e do sul do Ródano, coberta de arbustos secos e espinhentos,  ervas resinosas e selvagens como o alecrim, o tomilho e a lavanda.
Diz-se que os vinhos da Provença e do sul do Ródano possuem o cheiro e o sabor de charneca.

Goût de terroir: sabor distinto, proveniente da combinação de uma determinada variedade de uva que cresceu num terroir específico.

Grande Marque: membro de uma determinada associação de cerca de trinta produtoras de Champagne há muito estabelecidas. O Syndicat des Grandes Marques dedica-se a aproavar uma tabela escrita dos altos padrões da produção de Champagne.

Leia também - Termos franceses que talvez você não conheça Parte 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário