quarta-feira, 6 de março de 2019

Queijos - Queijos e Vinhos pelo Mundo - Gaperon



Gaperon é um queijo francês originário da planície de Limagne, em Auvergne.
É elaborado com leite de vaca pasteurizado integral ou parcialmente desnatado, é delicadamente salgado e aromatizado com pimenta e alho.(O alho vem da área de Billom (Puy-de-Dôme) capital do alho de Auvergne, é um alho cor de rosa, que tem um gosto particular e atualmente pleiteia uma AOC.)
A forma de cúpula branca do Gaperon é inspirada nas curvas do Puy-de-Dôme, emblemático vulcão da região. É um queijo de textura lisa e espalhável de cor branca a creme, sua massa contém pedaços de pimenta.
O nome Gaperon deriva de Gaspe, ou Gape que significa "leitelho" no dialeto de Auvergne.
Quando a manteiga é feita, o leitelho permanece e pode ser transformado em queijo, foi assim que nasceu o Gasperon.
O Gaperon pode ser consumido jovem ou curado.
Primeiramente, sua cura era feita pendurando-o embrulhado em toalha na cozinha perto do fogão.
Assim,conta a lenda que no passado, o dote da noiva podia ser avaliado de acordo com o número de queijos Gaperon suspensos no teto.
Quando o assunto é vinho, como muitos queijos ele combina com vinhos feitos na mesma região como um Cotes d'Auvergne que pode ser tinto, branco ou rosé, mas também fica perfeito com Champagne.


Você sabia...
Cotes d'Auvergne é uma denominação que abrange 53 municípios entre Riom (no norte) e Issoire (no sul) no departamento administrativo de Puy-de-Dôme, no centro da França.
Embora tecnicamente parte da região de Auvergne é muitas vezes classificada como uma parte sul do Vale do Loire por conveniência, na verdade é muito mais parte do sul da Borgonha e do Vale do Rhone.
São 405 ha de vinhas, onde se produz vinhos tintos, rosés e brancos (nessa ordem de importância) que são feitos predominantemente de Gamay e Chardonnay, embora ainda exista algumas vinhas de Pinot Noir.
O clima continental e as rápidas mudanças de temperatura que resultam da topografia semi-montanhosa da área, faz com que os vinhos sejam coloridos e leves, com sabores frutados e acidez refrescante.
São no total 5 sub-denominações:
Madargues
Châteaugay
Chanturgue
Corent
Boudes.

Leia também: Queijos - Queijos e vinhos pelo mundo - Gamonéu


Nenhum comentário:

Postar um comentário