terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Queijos - Queijo e vinhos pelo mundo - Queijo Gamonéu



Gamonéu é um queijo asturiano feito nos municípios de Onis e Cangas de Onís com uma mistura de leite cru de vacas, ovelhas e cabras, ligeiramente defumado com casca natural  e amadurecido em cavernas.
De forma cilíndrica, casca mofada, fina adquirida durante a fase de defumação, cor acinzentada, com tons avermelhados.
Massa dura ou semi-dura, firme e friável de cor branca com ligeiros contornos verde-azulados nas bordas de modo que alguns o classifica entre os queijos azuis.
Sabor suave de fumaça e ligeiramente picante, amanteigado.
Existe duas variedades de queijo Gamonéu. O Porto e o Valle.
O Gamonéu del Puerto é feito nas montanhas nas cabanas ou galpões onde os pastores vivem durante os meses de verão e amadurecem em cavernas naturais.
O Gamonéu del Valle é feito em pequenos laticínios localizados nas áreas baixas de Onis e Cangas de Onis, durante todo o ano e geralmente não amadurecem em cavernas.
Os pastos em que o animal  se alimenta também influenciam os diferentes queijos. As pastagens do Porto têm uma produção mais escassa e sazonal, de maior qualidade de forragem do que as pastagens do Valle.
Quando o assunto é vinho...
Na Astúrias se produz muita Sidra, a harmonização recomendada para o Gamonéu.
Apenas nos municípios de Cangas del Nacea, Ibias, Allande, Grandas, Illano, Pesoz, Deganã e Tineo se produz vinho, pois são os únicos municípios que satisfazem as condições climáticas adequadas para o crescimento da vinha, tendo o seu próprio microclima.
Neste caso, um tinto DO Cangas seria o mais indicado para harmonização.
DOP Cangas possui uma área de produção acidentada, montanhosa e as vinhas se localizam em encostas íngremes de difícil cultivo (cultivo heroico)
A vinha de alta montanha é caracterizada por:
Altitude acima de 500 metros acima do mar.
Cultivo em encostas íngremes, terras com mais de 30% de declínio, o que dificulta a mecanização dos processos de cultivo e colheita).
Vinhas em pequenas ilhas.
Vinhedos em terraços de cultivo.
Os tintos DO Cangas são elaborados com as variedades :
Carrasquín, Negrojo Verde, Albarín Preto e Mencia.
Mas você pode optar também por vinhos como Porto Tawny com idade que vai casar muito bem com as nuances defumadas do queijo.

Leia também: Queijos - Queijos e vinhos pelo mundo - Queijo Garrotxa











Nenhum comentário:

Postar um comentário