quarta-feira, 17 de abril de 2019

Harmonização - Confit de bacalhau e Vinho De Loach - Chardonnay


Beber, Comer e Amar...
Má na cozinha preparando  Confit de Bacalhau acompanhado de batatas rústicas, fechando nossa sequência de posts sobre bacalhau!
O confit original é uma forma de cocção lenta, em que a carne é cozida na própria gordura, em fogo baixo (menos de 100 graus).
Hoje, é muito comum  confitar os alimentos usando qualquer tipo de gordura, banha, azeite, manteiga , para conferir maciez e textura a carnes, peixes e legumes.
O confit mais famoso e difundido é o de pato, que na França, é chamado de Confit de Canard.
Como estamos em Quaresma, hoje o Confit será de Bacalhau!
O Marcelo desalgou o bacalhau e temperou com tomilho, pimenta, alho e cebolas, depois colocou  pra cozinhar lentamente imerso no azeite, em fogo bem baixo por 60 minutos.
Lembre-se a posta de bacalhau tem que ficar totalmente coberta por azeite.
As batatas foram lavadas e cortadas com as cascas em 6 partes, dispostas em uma assadeira , reguadas com azeite e temperadas com sal grosso, alecrim e pimenta, assadas por 40 minutos ou até ficarem douradas.
Depois de pronto dava para sentir as ervas mas predominava o sabor do bacalhau, somado a isso a  textura que permitia tirar lascas que desmanchavam na boca.
Prato fácil e muito saboroso.
De Loach - Chardonnay - Califórnia  foi o vinho que escolhi para harmonizar, um típico Chardonnay do Novo Mundo.
Um Chardonnay com passagem em carvalho pois como o bacalhau ficou com um sabor bem intenso, se escolhesse um branco mais leve e fresco provavelmente ele seria dominado pela intensidade do prato e sumiria.
Como esse Chardonnay foi metade fermentado em tanques de inox e metade em barris de carvalho, harmonizou bem pois se apresentou potente, aromático com frutas tropicais como abacaxi, com toques de baunilha e um amadeirado que casa muito bem com o aroma do bacalhau, sem contar coma sua acidez bem presente que compensou a untuosidade do prato.





4 comentários:

  1. Carlinha parabéns ! Ótimo blog, informativo e delicioso, me deu vontade de provar este vinho, embora seja aficcionada por Malbec, mas para o bacalhau você vai ter que emprestar o chefe de cozinha! Bj grande

    ResponderExcluir
  2. Carlinha parabéns! Adorei, deu vontade de provar o vinho, mas para o bacalhau preciso que me empreste o Má ! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Rê!
    Obrigada pelo carinho.
    Quanto ao chefe, está à disposição.

    ResponderExcluir