segunda-feira, 28 de outubro de 2019
Vinho e Cinema - A Festa de Babette
A Festa de Babette (Babettes Gaestebud), produção franco-dinamarquesa de 1987, roteiro adaptado da obra de Karen Blixer. (!885 - 1962). Ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro.
A Festa de Babette se passa num vilarejo na costa da Noruega, onde, numa noite de tempestade, surge uma francesa misteriosa. Ela bate à porta de duas senhoras puritanas, filhas de um profeta protestante.
Fugitiva do massacre à Comuna de Paris em 1871, Babette traz uma carta de recomendação do amigo Papino, que muitos anos antes havia se apaixonado por uma daquelas senhoras.
Babette oferece seus serviços de cozinheira em troca de abrigo. Tempos depois ela ganha na loteria e prepara um suntuoso banquete em homenagem ao pai de suas benfeitoras, que irá transformar para sempre a vida simples e austera do lugar.
O primeiro prato a ser servido foi uma Sopa de Tartaruga acompanhada de Amontillado. O que deixou surpreso o oficial parisiense em sua passagem pela aldeia.
E você, sabe o que é um Amontillado , onde e como é produzido?
Hoje, não vamos te ensinar a preparar a tal "Sopa de Tartaruga" mas em compensação vamos te contar tudo sobre o Jerez Amontillado.
Amontillado é um vinho único produzido a partir da fermentação completa do mosto de uvas Palomino. Fruto da fusão de dois tipos diferentes de processos de envelhecimento (biológico e oxidativo), o Amontillado é, consequentemente, um Jerez extraordinariamente complexo e interessante.
A primeira etapa de seu processo de envelhecimento ocorre, como no caso do Fino e Manzanilla, sob uma película de flor e esses primeiros anos passados nas criaderas conferem ao vinho uma nota pungente e acentuada, que aumenta a secura no paladar. Num dado momento a flor começa a desaparecer, dando lugar a um segundo estágio de envelhecimento oxidativo que gradualmente escurece o vinho e aumenta sua concentração e complexidade.
Dicas:
O Amontillado deve ser servido a uma temperatura entre 12 e 14 graus.
É um vinho ideal para acompanhar sopas e consomes, carne branca, cogumelos silvestres e queijos semi-curados.
Seu sabor seco e intenso se adapta a combinações difíceis como aspargos e alcachofras.
Sua composição permite que seja armazenado em garrafas abertas por meses.
Fonte Sherry Wines
Leia também: Vinho e Cinema - Ratatouile
Nenhum comentário:
Postar um comentário